sexta-feira, 17 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (8)




“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
O RESULTADO DESASTROSO NO VIVER: “...deixam a sua         misericórdia”.
        Também, o abandono vem por causa de um coração orgulhoso. Tenho enfatizado isso porque a maior armadilha para a queda está dentro do homem e não por fora dele. Nós mesmos cavamos o buraco para nossa destruição e a ferramenta usada é chamada de soberba, e foi por causa dessa rede que Davi pediu no Salmo 19 que o Senhor lhe afastasse da soberba. Tenho visto o quanto até mesmo o conhecimento teológico (quando não está revestido de humildade e temor ao Senhor) pode se tornar um perigo fatal para muitos. Já conheci homens que foram formados em teologia e conhecedores profundos das doutrinas da graça, mas que não passavam de ímpios escravos do seu próprio orgulho.
        Devemos estar vigilantes quanto a esse perigo, porque o conhecimento de Deus e de suas verdades devem ser ferramentas santas, usadas por Deus para servir. O povo de Deus neste mundo deve agir como verdadeiros “garçons espirituais”, sempre dispostos a cuidar de todos naquilo que todos precisam. Cuidemos sempre, para que sejamos envolvidos em santos pensamentos e afetos da real misericórdia de Deus por nós. O orgulho nos faz pior do que demônios e com a mesma disposição do diabo. Deus não tem qualquer prazer no orgulhoso, mesmo sendo este um “cabeça de ouro” no conhecimento teológico. Os mundanos vivem e agem assim; é a soberba de seus corações que os mantêm condenados; eles não ponderam, não investigam acerca da miséria pessoal, da penúria de suas almas e da extrema fragilidade diante do poderio da morte, do diabo e do inferno. Deus os mantêm distante dele e nenhum prazer tem por eles.
        Se os crentes agirem como Jonas, certamente receberão os açoites da disciplina de Deus. Deus não permite que seus santos vivam com o “nariz empinado” e com seus “peitos estufados”, achando que podem viver independentes dele, sem oração, vigilância e buscando seus conselhos. Deus não está guiando cavalos e mulas para o céu, mas sim ovelhas que pertencem ao seu santo aprisco. Esta atual geração tem se caracterizado pela infame soberba, porque o que mais rola hoje no mercado religioso é um tipo de vida espiritual segundo aquilo que eu quero, eu acho e eu penso. O espírito da época evidencia-se pela insubordinação, pela irreverência e desprezo a autoridade. Ora, a palavra de Deus vem da autoridade suprema, do glorioso Senhor que ordena e requer obediência imediata.
        Os evangélicos de hoje acham que podem ser crentes de qualquer jeito; que podem ultrapassar o que está escrito e que têm habilidade para manipular Deus. O que a bíblia diz? “Cale-se diante dele toda terra!” (Habacuque 2:20). Se esquecermos de um Senhor misericordioso, fatalmente ele se esquecerá de nós. Se abandonarmos aquele que trata com os homens com imensa compaixão, certamente ficaremos entregues à nossa vaidade, achando que as coisas estão indo muito bem, sem que percebamos os perigos que chegam sem qualquer aviso prévio.

Nenhum comentário: