quarta-feira, 8 de novembro de 2017

VIVER E MORRER - FRUTO NO VIVER (1)



                      
“Porquanto, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher” Filipenses 1:21-23
INTRODUÇÃO:      
        Creio que são profundíssimas as lições que emanam desse texto tão esclarecedor. Eu sei que não sou capaz de compreender tantas e tantas maravilhas da graça dentro de um pequenino verso. Diante das sagradas letras temos que estar humilhados, curvados e prontos a agir como verdadeiros discípulos, aprendendo do nosso Senhor. Que não venhamos a pensar que Paulo era um crente especial; que estava diante de maravilhas que nós não podemos alcança-las. Mas a verdade é que Paulo está falando como um crente comum; como um salvo, assim como todos os crentes são. Então, assim como chegou a ele essa confissão que envolver todo seu ser, certamente pode chegar a nós também, porque o mesmo Espírito que habitou em Paulo habita também em cada crente.
        O que me traz de volta ao texto para que consideremos melhor é esta pergunta: “Será que o ‘viver é Cristo’ é compensador?” Se compensa aqui como foi para o viver de Paulo, então compensa para nós; vale a pena buscar o que é nosso; vale nosso esforço lutar para conhecer a dimensão infinda da nossa tão grande salvação. Tudo foi nos dado em Cristo, mas a fé verdadeira deve ser acionada, a fim de buscar nossos tesouros eternos, a fim de vivermos à luz desse tesouro enquanto aqui vivermos. Paulo analisou tudo isso à luz da eternidade e foi movido à uma decisão: “...já não sei o que hei de escolher”. E é sobre esse assunto que devo pregar hoje, para que avaliemos o quanto o viver é Cristo consiste em avaliar tudo à luz da eternidade. Se fizermos isso procurando analisar à luz deste mundo, então nos perderemos.
        Amado leitor, nós não sabemos quanto tempo viveremos neste mundo, então devemos avaliar tudo à luz daquilo que é bom para os que aqui ficam e para os que vão. Para Paulo o viver aqui só compensava se houvesse fruto para o trabalho dele. Precisamos ver o valor de nossas vidas aqui. Se não houver fruto eterno em nosso relacionamento com o povo de Deus, então a vida aqui fica sem qualquer sentido. Não queremos desfrutar das ilusões e vacuidade desta vida passageira; não queremos buscar o que os mundanos buscam. Nós somos cidadãos do céu; nossa herança está guardada lá. Estamos aqui para produzirmos fruto que glorifica a Deus e enriquece os homens. Que busquemos isso com todo ardor, até que entremos no lar celeste, onde seremos semelhantes a Cristo, para sempre.
        Quero percorrer com meus leitores o tema central, considerando os seguintes assuntos: Primeiramente veremos O VIVER É CRISTO – bênçãos eternais para esta vida. Em segundo lugar: O VIVER É CRISTO – o que é melhor para os salvos. Em terceiro lugar: O VIVER É CRISTO – quando o viver não é Cristo. Quero convidar meu o leitor que ama a palavra de Deus de todo coração, a fim de caminharmos juntos por veredas eternas. Que nossas vidas sejam edificadas; que amemos Cristo acima de tudo aquilo que temos aqui. Que ele não esteja em primeiro lugar em nosso viver, mas que ele seja o único, porque todas as coisas que nos ligam a esta vida só serão beneficiadas com esse amor de devoção, submissão e obediência que devemos àquele que nos amou primeiro.

Nenhum comentário: