quinta-feira, 30 de novembro de 2017

“MÃO ENCOLHIDA E OUVIDO SURDO” (6)




“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2).
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM REVELADA: “Mas as vossas iniquidades...”
        Estou mostrando no texto de Isaías que quando Deus não age com sua misericórdia no meio dos homens, não é porque ele não pode salvar e nem pode ouvir o clamor dos aflitos, mas sim porque está em evidência o fato que ele não está presente em seu amor compassivo. O Filho de Deus e o Espírito Santo operam neste mundo em submissão à vontade do Pai. Assim, quando não vemos almas quebrantadas e corações em sincera confissão, eis que os homens manifestarão em suas vidas aquilo que é de se esperar, conforme a descrição acima. O texto está expondo a depravação total, o estado do coração enganoso e enganador do homem. Por fora os homens não conhecem os homens; por fora os homens enganam líderes religiosos; por fora parece que são zelosos por Deus e habilidosos na arte de “louvores e adoração”. Por essa razão o texto vem rasgar o homem por dentro e identifica-lo como mau e perverso.
        Não há maior miséria para o povo do que sua situação espiritual oculta, encoberta pelas farsas do pecado. Funciona como uma enfermidade letal não sentida. Conheci um querido irmão que percebeu tardiamente que estava com um câncer. Quando os médicos detectaram o mal deram a ele o prazo de apenas seis meses de vida. A mentira religiosa proclamada por falsos mestres funcionam como um esparadrapo, como um comprimido que tira a dor superficialmente. Quanto perigo e quanta maldade há nisso, porque almas são surpreendidas pela morte eterna.
        O povo de Israel, nos dias de Isaías se encontrava nesse estado de imperceptível miséria, por isso se apegavam com ardor aos seus líderes e aos falsos profetas. Eles se sentiam bem e até mesmo desafiavam a Deus, perguntando qual era o mal que estavam fazendo. A lei de Deus os amaldiçoava, mas eles nem sequer sentiam no íntimo tais maldições. Eles habilidosamente faziam seus sacrifícios pacíficos, mas seus corações estavam em guerra contra Deus. O inferno os aguardava, como crocodilos que esperam a presa entrar na água, mas eles acreditavam em seus sentimentos ilusórios que caminhavam para o paraíso eterno com Deus.
        É exatamente isso o que ocorre quando a palavra de Deus não chega como espada para cortar os corações; quando a verdade não chega com sua forte luz, a fim de revelar o poço da perdição, que é o coração vil e depravado do homem. Ah! Que perigo! A vida cristã não começa com alegria, mas sim com tristeza; o viver espiritual começa com a morte do velho homem em Adão, e isso causa amargura, confissão e contrição. Somente quando os homens caem é que eles são erguidos no poder da graça. Ah! Vejo hoje tanta festa, tantos louvores, tantos sentimentos que parecem espirituais. Enquanto isso satanás está rindo dos incautos e a morte faz seus exercícios, criando musculatura, a fim de apoderar de milhares e atirá-los no inferno.
        Os homens modernos acreditam que podem andar no caminho estreito e entrar no céu sem o novo nascimento. Acreditam que podem burlar os céus e agradar a Deus com seus impressionantes feitos. Acreditam que podem criar supostos mediadores, que seus pecados são apagados mediante suas obras. Eles não sabem que somente a provisão da cruz é suficiente e que Deus aceita à sua presença somente homens e mulheres arrependidos e que essas almas são aquelas que experimentam o perdão e a purificação de seus pecados mediante o sangue do cordeiro. O caminho estreito para o céu só é trilhado por homens e mulheres que arrependidos foram ao bendito salvador e alcançaram a vida eterna para sempre.

Nenhum comentário: