quinta-feira, 23 de novembro de 2017

“MÃO ENCOLHIDA E OUVIDO SURDO” (2)




“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2).
INTRODUÇÃO:      
        Creio que posso permanecer um pouco mais nessa introdução, a fim de que possa fixar com mais firmeza as verdades que envolvem o contexto social em Israel e como essas lições são incrivelmente relevantes para nossos dias. Por essa razão peço a paciência do leitor, pois quero dirigir-me aos que realmente amam a verdade e que por isso querem estabelecer a fé e o viver na verdade, conforme nos foi revelado. A nação de Israel estava sendo regida por profundo orgulho religioso, e o engano do pecado lhes levava a pensar de forma enganosa que tudo o que faziam era bem aceito por Deus. Eles, aos olhos dos homens faziam exatamente o que faziam os fariseus nos dias do Senhor Jesus na terra. Eles jejuavam e todos ficavam sabendo; faziam sacrifícios extravagantes, porém seus corações não eram do Senhor. Eles eram mundanos, idólatras e cheios de paixões que viviam encobertos, mas que eram vistos por Deus.   
        O que aquele povo fazia três mil anos atrás em nada difere daquilo que vemos ocorrendo nestes dias modernos. Pelo menos o que vejo aqui no Brasil é muita religião nova, muitas atividades, muitos louvores, muita alegria mobilizada pelo sentimento, mas não pela verdade. O que realmente acontece é que a palavra de Deus está sendo gradativamente rejeitada. Eles querem ouvir a palavra, mas naquilo que gostam de ouvir. Eles querem ouvir que vão para o céu, que foram eleitos, que foram definitivamente salvos e que com essa salvação estão eternamente seguros, mesmo que andem de qualquer maneira neste mundo. Mas é fato que seus ouvidos estão surdos para a verdade; não querem ser descobertos pela espada do Espírito; não querem que o fogo santo da verdade venha para queimar a falsa paz e destruir a soberba acobertada pela falsa espiritualidade.
        Não há um caminho melhor para satanás enganar a população, do que o caminho religioso, dando a impressão que está ocorrendo um avivamento. Mas a verdade é que é mentira bem disfarçada. Quanto mais os homens se tornarem mais “evangélicos”, carregando consigo alguns versos bíblicos, eis que seus corações ficam ainda mais endurecidos contra a verdade. O efeito é devastador, porque o amor ao dinheiro fará com que pastores agradem mais os homens do que a Deus; fará com que os verdadeiros princípios de culto a Deus sejam ocupados por sistemas mundanos que atraem a natureza carnal e corrompida dos homens. O que teremos a seguir? As experiências ocupando o lugar do ensino; a piedade cristã sendo apenas uma manifestação externa de vida e não algo do coração; as pregações sendo preleções que agradam o ego e enaltecem o pregador aos olhos da multidão.
        Assim, a maldade entra de forma encoberta na igreja e aos poucos elementos profanos e iníquos aparecem para subornar pastores, a fim de que façam o que eles querem. Eis aí a força do humanismo que engrossa o caldo dia após dia! Eis aí a glória de Deus sendo encoberta pela glória do homem e deste mundo! Eis aí a grande vitória do diabo, o pai da mentira, porque assim ele consegue encobrir a realidade do homem no coração. Que o Senhor nos envolva com sua misericórdia e que ainda vejamos sua visitação chegando no meio dos homens, em lugar de seu aterrorizante juízo.

Nenhum comentário: