terça-feira, 31 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (11)



                                      
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
QUANDO O REI REJEITADO É ACEITO.
        Diante dessas verdades que apresentamos no tocante a Cristo, um Rei rejeitado pelos homens em todo tempo e no mundo inteiro, creio que chegou o momento áureo, a fim de mostrar o quanto a graça brilha nessa escuridão; o quanto o bondoso Rei estende sua compaixão em favor dos perdidos. Li algures acerca de um homem que foi coroado rei e assim que assentou em seu trono mandou que todos os seus inimigos fossem marcados na testa. E quando eles já esperavam que o dia da execução chegaria, eis que o rei enviou sua palavra de perdão a todos eles. Não fosse a infinita compaixão do Rei da glória, que esperança poderia ter os homens neste mundo? Se todos fossem tratados com real justiça, eis que nenhuma alma escaparia da ira ardente desse grande Rei do universo.
        Sendo assim devemos contemplar o Rei da glória e seu reinado no coração de homens arrependidos e quebrantados. Creio que não há um espetáculo tão maravilhoso do que ver homens e mulheres, antes inimigos, mas agora reconciliados com Deus, por meio de Cristo. O que significa isso? Naturalmente vemos os homens armados até os dentes contra o Senhor e dispostos a enfrenta-lo com furor aceso no coração como está aceso o inferno. Mas agora vemos tudo diferente. Olhe aquele homem, antes um bêbado, odiador de Deus, blasfemo e corrompido no coração, mas que agora tudo mudou. O que aconteceu com ele? Foi ele quem decidiu voltar-se para Deus? Claro que não! Esse foi um ato do próprio Rei da glória, o qual veio para reinar naquele coração, purifica-lo de toda imundície e arrancar dali o reinado implacável do pecado e do diabo.
        Como podemos analisar e ver essa mudança? É simples! Notemos o que aconteceu, porque o arrogante foi transformado em humilde e cheio de temor ao Senhor. Aquele que abria sua boca para difamar o céu e exibir com orgulho as corrupções de seu coração, agora está quedado perante o Senhor; agora tem seu coração cheio de temor e seus ouvidos prontos para ouvir a verdade. Quem fez isso? Veio do homem? Não! Veio do Senhor, porque ele é bondoso, misericordioso e pronto para salvar. Esse é o trabalho do céu que assusta e atemoriza o mundo; essa é a força da graça que mostra o quanto satanás é frágil e inoperante em seu reino. Assim vemos que o reinado de Cristo é visto em homens e mulheres que caíram submissos aos seus pés. Eles mostram pela maneira de viver que há em seus corações a paz com Deus; que suas armas guardadas no coração foram queimadas e que agora são súditos do Senhor nesse reino de justiça, bondade, santidade e amor.
        E você caro leitor, já se aproximou humildemente desse Senhor? Já reconheceu o quanto não passa de um pobre e frágil ser, querendo enfrentar o todo-poderoso? Já pode entender que sua luta é inútil? Veja bem, esse Senhor tão rejeitado pelos homens veio ao mundo não para destruir os homens, mas para salvá-los da condição marginalizada onde o pecado lhes deixou. Por que não cair aos pés dele agora? Porque não confessar seus pecados e pedir que ele venha reinar em seu coração? Ele está perto e pronto para salvar; ele está agora pronto para mostrar o quanto é forte em amor, paciência, longanimidade, a fim de atrair pecadores para seu reino de amor.

Nenhum comentário: