quarta-feira, 25 de outubro de 2017

VIVER PARA MORRER – MORRER PARA VIVER (4)



           
“Porquanto, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
VIVER PARA MORRER.
        A carta de Paulo aos Romanos é a carta maestra que mostra a nossa luta aqui, a fim de que conquistemos o viver em Cristo. Estamos acostumados com esse espírito de um evangelho que nos dá uma vida aqui cheia de conforto carnal. Estamos vivenciando esse evangelho que nos leva a sentir e não a tomar posse pela fé daquilo que recebemos na salvação. Mas o que vemos em Romanos é que, se eu quero viver, então terei que morrer diariamente: “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis” (8:13). Não há na bíblia um estilo de vida cristã diferente; não há um estilo de vida para um grupo mais seleto de crentes; não há uma segunda bênção que receberei, a fim de obter um poder maior do que aquele que recebi na salvação.
        O que vemos em Romanos 8 é que se eu tomar a direção da carne, então a morte será o efeito obtido. O caminho certo para isso lutar no poder do Espírito contra os feitos pervertidos de nossa carne. Quando fala da morte no texto, não está referindo à morte eterna, mas sim àquilo que eu experimento quando dou ocasião à carne. Quando busco prazer e satisfação na carne, eis que imediatamente os efeitos da morte tomam conta do meu viver, a tristeza, abatimento, fraqueza e desânimo. Veja bem que o prazer da carne é passageiro, mas os efeitos da morte são contínuos e operantes. Assim, o que nos é transmitido no texto é que, se eu quiser viver, então tenho que morrer. Noutras palavras, a vida em Cristo no coração só pode aparecer e brilhar intensamente, se for por fora desmanchados os feitos da carne. É como uma lâmpada suja, que para brilhar melhor precisa que tire dela a sujeira que impede seu brilho total.
        Precisamos lembrar que os verdadeiros crentes são chamados à guerra diariamente. A ausência desse desejo por viver a vida que há em Cristo pode bem ser a indicação que a pessoa não é salva, e que por isso não habita nela o Espírito Santo. Uma contínua permanência na carne, satisfazendo suas paixões não coaduna com a disposição dada pelo Espírito Santo a um crente genuíno. A fé que recebemos na salvação é a mesma fé que nos dá “músculos espirituais” a fim de que possamos guerrear e destruir os inimigos mortais que lutam contra a vida que há no Filho. A fé verdadeira é impulsionada pela palavra de Deus e toma posse de seus ensinos e promessas.
        Devo saber então, que se eu me recusar, e procurar uma vida fácil, isenta de luta, imediatamente o sistema da morte controla meu viver. Mas os verdadeiros crentes são erguidos pelo poder de Deus; eles lutam contra seu orgulho próprio; eles passam a ver que para glorificar Cristo no viver, então o egoísmo tem que ser destruído e a carne vencida diariamente. A palavra de Deus é nossa suficiência; o Espírito de Deus veio habitar em nós, a fim de que sejamos conduzidos na verdade e para que lutemos pela verdade. Assim, minha exortação no final desta página é para que os leitores, fieis e sinceros servos do Senhor se empenhe com devoção. Cuidemos com o espírito dessa época maligna; cuidemos com a impressão de bem-estar; cuidemos com a falsa paz que vem de falsos ensinos “evangélicos” de nossos dias. Que as compaixões do Senhor venham sobre seu povo.

Nenhum comentário: