sexta-feira, 27 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (9)



                                           
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
UM REI REJEITADO PELOS HOMENS.
        Os homens mundialmente provam no viver o quanto rejeitam o Rei da glória. Nós temos a tendência de ver o homem na aparência e não como Deus o vê, no coração. Notemos como os homens rejeitam o culto a Deus. Eles não têm qualquer disposição de adorar a Deus em suas casas, antes de cada refeição; eles não têm qualquer prazer em reunir esposas e filhos, a fim de realizar o culto a Deus e ensinar a todos sobre o temor que lhe é devido. Eles não reconhecem que a sabedoria, serviço, bens, filhos, casas e outras coisas que têm são provenientes do sábio e bondoso Senhor. No engano do pecado eles não cogitam nada disso, porque endurecem seus corações contra a verdade e prestam cultos a eles mesmos.
        Também, eles não toleram o culto ao Senhor no dia do Senhor. Eles gostam de cultos carnais, onde seus interesses são atendidos na música e em suas emoções. Mas culto a Deus é racional e não emocional (Romanos 12:1). Culto a Deus é para que venhamos a nos humilhar diante das suas obras misericordiosas em nosso favor. Culto a Deus é celebrado por corações que temem a ele e que se esforçam no aprendizado da palavra, como fazem verdadeiros discípulos. Culto a Deus começa em casa, com uma sincera liderança para usar o dia do Senhor com zelo e temor, passando essas verdades para a família. É triste ver que não é isso o que tem ocorrido em nossos dias, porque muitos que se dizem crentes fazem de tudo para trancar as portas dos templos nos cultos da Escola Dominical e culto de oração no meio da semana. E é bom cuidar, porque poderão fazer o mesmo com o culto de domingo a noite, caso o pastor não pregue o que eles querem.
        Os homens provam que não querem se humilhar perante o cetro do Rei, na forma como se sentem uma liberdade mais parecida com libertinagem. É raríssimo ver homens e mulheres buscando conselhos bíblicos. É comum vê-los usando seus bens naquilo que satisfazem os corações com as alegrias mundanas. O mundo atual traz seus atrativos para dentro de casa, por isso o perigo e as armadilhas mundanas sutilmente entram e pegam as almas, como fazem as ratoeiras com os ratos. Também, a palavra de Deus é colocada de lado. Ela não faz parte do dia a dia; é apenas um livro a mais dentro de casa. Não é o tesouro do viver; não é a comida espiritual que satisfaz corações que amam a Deus; não é a arma de combate contra o pecado, que o crente deve encher seu coração. Tenho mostrado a rejeição ao reinado de Cristo, usando ilustrações dentro da própria igreja. Se isso ocorre no meio religioso, quanto mais com os homens claramente mundanos e vis.
        O Rei da glória não precisa dos homens para ser Rei soberano e glorioso nele mesmo. Mas o fato é que seu cetro de bondade e aceitação é apontado para aqueles que se humilham e que o buscam de todo coração. Cristo veio ao mundo para reinar e dirigir o viver de homens e mulheres que se arrependem sinceramente e que se convertem a ele. Toda boca que é aberta para confessar seu grande nome, crendo nele para a salvação de sua alma, essa é a alma que passa a ser regida e dirigida por esse grande Rei e Senhor para sempre.

Nenhum comentário: