quarta-feira, 25 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (7)



                                           
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
UM REI REJEITADO PELOS HOMENS.
        Creio que o Salmo 2 tem mais lições preciosas que nos ajudarão na compreensão do tema “um Rei rejeitado”. As nações, não somente tratam da união dos homens num só propósito de viver e andar na liberdade do pecado, como também provam o quanto os homens desprezam o governo de Deus. O reinado do Senhor está aí com toda evidência; Deus mostra por suas leis em todos os aspectos que “Reina o Senhor!”. Mesmo que os homens lutem para destruir essas leis, eles mesmos não percebem que elas são inalteráveis e poderosas. Nós os seres humanos habitamos debaixo do teto de um Rei que reina soberanamente e que prova seu reinado pelos seus decretos. Não há ninguém que pode mudar as leis de Deus na natureza; não há nenhum poder aqui capaz de ordenar que o sol brilhe mais tempo ou menos tempo; que a chuva venha a cair quando nós quisermos, ou mesmo que seja alterado o poder da morte sobre nós.
        Procurei dar algumas simples ilustrações, apenas para abrir nossa mente para verdades que normalmente não percebemos. Mas mesmo assim no Salmo 2 vemos que os homens querem estabelecer seus próprios regentes humanos: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido...” (verso 2). Nada contra essas autoridades, porque o grande Senhor que reina acima desses reis e poderes angelicais, ele mesmo é quem estabelece reis e tira reis. Com uma lição de terrível humilhação, Nabucodonosor pode erguer a voz e reconhecer que Deus reina acima de tudo e de todos (Daniel 4). Por que os homens querem seus próprios reis? A resposta é simples, porque eles creem que os poderosos aqui, os grandes, cultos, fortes e arrogantes, são capazes de guia-los com leis que vão contra as leis de Deus. Em algumas nações Deus permite que bondosos homens governem seus povos com justiça e juízo. Mas noutros lugares ele permite que elementos insanos e movidos pela ganância reinem com crueldade, mentiras e tirania, como acontece em muitas nações em nossos dias.
        Mas as autoridades terrenas normalmente agem exatamente conforme a descrição do Salmo 2: “...se levantam contra o Senhor e contra o seu Ungido...”. Os homens arrogantes e ambiciosos por fama e riquezas, normalmente mostram o quanto odeiam Deus e suas leis; normalmente aproveitam a posição para adquirir riquezas e praticar seus pecados favoritos. Por essa razão eles, em seus corações se levantam contra Deus e contra o Ungido de Deus (Cristo). Por essa razão eles querem usar a posição deles para perseguir os crentes. Nos dias da igreja primitiva, os santos e apóstolos enfrentaram aquelas autoridades arrogantes, as queriam dar cabo do cristianismo.
        Mas o Salmo 2 mostra a razão do ódio dos homens contra o Senhor; eles erguem sua voz contra o trono celestial. O verso 2 nos mostra o cenário do trono celestial onde presenciamos a presença do Senhor (Deus o Pai) e a presença do Seu Ungido (Deus, o Filho). Os homens mundanos sabem no íntimo acerca desse Rei do céu; sabem que há um Deus que habita e que do céu reina e age soberanamente. Mas eles querem ignorar isso; eles querem esquecer disso; querem passar por cima dessa verdade, sem perceber que estão descendo velozmente para o juízo, quando vão deparar com a face do grande Juiz.

Nenhum comentário: