terça-feira, 24 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (6)



                                           
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
UM REI REJEITADO PELOS HOMENS.
        Quero dar ênfase ao fato que os homens individualmente, em todos os lugares e em todos os tempos rejeitaram o Rei. As nações no mundo não passam de uma união, num só pensamento e num só propósito de mostrar o quanto eles estão cheios do poder do pecado, a fim de guerrear contra os céus. Já pude mostrar anteriormente que eles ignoram todas as beneficências do Rei na criação; que eles usufruem dessa imensa mesa do Criador; que eles nem sequer cogitam a respeito dessa bondade universal de Deus. Eles realmente se assentam para comer e beber e se erguem para divertir em seus pecados.
        Para corroborar essa verdade nos corações dos meus leitores, preciso mostrar o Salmo 2. Esse segundo Salmo mostra o que fazem os ímpios em suas organizações como países. Este Salmo vem como um pano de fundo, a fim de que os Salmos seguintes revelem a atitude dos homens no tocante a Deus e ao povo de Deus. O Salmo 2 começa com interrogações, cujas respostas só surgem quando entendemos todo esse Salmo tão revelador. A primeira pergunta é: “Por que se enfurecem as nações e os povos imaginam coisas vãs?”. Deus está mostrando o que o mundo é em sua divisão de nações. A união dos homens tem o mesmo objetivo daquela união para construir a torre de Babel (Gênesis 11). Eles odeiam Deus; eles estão juntamente mancomunados contra Deus; eles têm o mesmo intento contra Deus e formam uma sociedade, a fim de trabalhar unidos contra Deus. Eles estão enfurecidos, como feras e vão criar suas leis, inventar seus ídolos, formar suas opiniões religiosas, tudo isso contra Deus.
        A segunda pergunta aparece para mostrar o que eles têm em seus corações. Será que são sábios? Será que são espertos para inventar coisas? Sim! Eles querem mostrar o quanto são habilidosos para produzir, fabricar, trabalhar, construir e fazer outras coisas. Tudo parece bonito, atraente e justo. Mas quero sublinhar a frase: “...imaginam coisas vãs”. Notamos que todo o esforço deles, toda dedicação, toda inteligência e esperteza para gerar lucros vem de uma mente vazia e que tudo o que eles fazem vai resultar em nada. O que eles querem é um mundo onde poderão divertir a vontade; onde podem rir, pular e desfrutar de suas paixões, sem ter que prestar contas a Deus. Eles querem um ambiente onde eles estejam certos que Deus não está presente.
        Eis aí a realidade dos povos, conforme Deus apresenta. O que foi a dois, três mil anos atrás, é o mesmo que acontece agora em qualquer nação neste mundo. Os homens não mudaram; suas mentes continuam cheias de vaidades e trabalham com prazer, ajuntando tudo o que conquistam aqui, a fim de jogar no fogo. Não haverá mudança neste mundo, porque os homens no pecado seguem aquilo que foi planejado desde a queda. Eles não querem que o Rei reine sobre eles; eles não querem admitir sua glória, santidade, justiça e juízo. Eles, (se tivesse possibilidade) matariam Deus, destruiriam seu trono e incendiariam o céu. Esses são os homens aqui no Brasil e em qualquer parte deste planeta.
        O que fazer diante desses fatos? Nada nós podemos fazer para mudar os corações, mas o evangelho da salvação em Cristo faz com poder e graça.

Nenhum comentário: