segunda-feira, 30 de março de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (4)


“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS INCRÉDULOS: “...aos incrédulos...”
        Por que o texto trata dos incrédulos? Afinal, todos os homens condenados não são incrédulos? Não estão eles condenados por causa da sua atitude hostil a verdade da salvação em Cristo? Sem dúvida entendemos assim. Mas o que o texto quer mostrar é que a incredulidade às vezes aparece disfarçada de inocente. Muitos incrédulos parecem agir melhores que muitos que creem e no conceito de muitos, a incredulidade pode ser tratada como algo simples e sem importância. Mas é essa atitude a mãe de todos os pecados. Nosso Senhor sempre censurou a incredulidade dos discípulos, porque o não crê em Deus é uma atitude de total desrespeito ao Deus que é fiel em todas as Suas promessas. É dito que no deserto, milhares do povo de Israel foram destruído e não entraram na terra prometida porque não creram. Sendo assim, não podemos ignorar a incredulidade e trata-la como algo sem importância.
        Os incrédulos são aqueles que rejeitam a verdade revelada no coração. Em simples palavras, os incrédulos não creem no Deus da bíblia. Os crentes, às vezes agem como Elias, duvidando de Deus nas agruras e provações, mas normalmente vemos o Senhor repreendendo Seus servos. Mas no tocante ao incrédulo, ele parte da incredulidade para atitudes piores. O incrédulo simplesmente confessa no íntimo que não crê em Deus e pronto. No íntimo ele é um cego, surdo e mudo; no íntimo não há nenhuma luz vinda da revelação bíblica e tudo o que significa religião para ele, na realidade é superstição. Muitos incrédulos são boas pessoas, educadas, trabalhadoras, fortes, dedicadas e fieis entre os homens. Mas é completamente estranha aos ensinamentos bíblicos. Muitos ouvem acerca do evangelho, são educados e polidos para ouvir, mas no íntimo rejeitam a mensagem. Milhares deles jamais ouviram o evangelho, mas serão indiferentes à verdade. Podemos notar essa indiferença mesmo numa família onde há um ou dois crentes. Alguns homens continuam vivendo indiferentes ao Deus que suas esposas creem e continuam assim até a morte.
        Alguns incrédulos têm a Bíblia, mas como um livro de superstição, de amuleto de sorte. Muitos deles tapam a resistência a Deus e à verdade salvadora usando suas religiões, orando e falando frases que tratam da proteção de Deus, como “vai com Deus, fica com Deus, amém, Jesus está comigo”, etc. Muitos conseguem passar como pessoas cristãs, mas seus corações continuam resistindo a salvação. Muitos incrédulos conseguem se tornar membros de igrejas evangélicas, porque gostam do pastor ou mesmo dos costumes de algumas igrejas. Essas coisas lhes fazem bem e não lhes perturbam no viver cotidiano. Alguns incrédulos se tornam zelosos e vão ao extremo em seu zelo pela religião; muitos se tornam líderes e aprendem a pregar e falar de Deus, mas a atitude deles quanto a Cristo e a salvação bíblica continua a mesma, ou até mesmo pior. A incredulidade acha que pode escapar usando atitudes diferentes aqui.
        Todo problema com o incrédulo é o fato que ele não aceita a salvação que vem do céu. Ele tem seu sistema de justiça e não se desgruda desse pensamento e conduta, mesmo sabendo da verdade. O incrédulo não aceita a justiça de Deus, porque tem seu próprio conceito de justiça. Muitos acham que não matando, roubando, prostituindo e cometendo outros grosseiros pecados está tudo bem. O incrédulo está em condição terrível, porque seu coração está cercando de uma forte muralha de proteção e está determinado a não permitir que seja descoberto pela verdade. Normalmente o incrédulo se torna perverso, assim que a luz começa a chegar no íntimo e passa a ser visto por Deus como ele exatamente é. Muitos deles dentro de uma igreja começam a manifestar sua fúria contra aqueles que pregam a verdade. Esses são os incrédulos e serão atirados no lago de fogo.

Nenhum comentário: