quinta-feira, 19 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (7)

                
“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
CONHECENDO OS ATOS DO ORGULHOSOS: “Porque todos os orgulhosos...”
        É de grande importância frisar o fato que orgulho é a atitude do homem para com Deus e não meramente para com seus semelhantes. Às vezes olhamos a aparência de alguém, ou mesmo seu temperamento, posição ou personalidade e achamos que é alguém orgulhoso. Mas a bíblia não está tratando disso. Já conheci pessoas que pareciam arrogantes e soberbos, mas no fundo eram pessoas humildes e dedicadas ao Senhor. É fato que o orgulhoso tende a maltratar os outros e aproveitar dos mais fracos. Quero que meus leitores considerem as coisas do ponto de vista da Palavra de Deus e não do nosso modo de pensar. Nós fazemos isso quando consideramos o que Deus está dizendo no texto. Os homens verdadeiramente humildes normalmente são homens corajosos e desafiadores. Vemos isso na vida de Abraão, pois mostrou ser não somente um estrategista, como também valente, quando tomou seus criados e saiu em guerra, a fim de libertar seu sobrinho Ló, voltando vitorioso (Gênesis 14).
        Voltemos ao texto de Ezequiel, porquanto Deus está mostrando que o orgulhoso só se mostrará tal atitude para com seus semelhantes quando chega a ser como árvore. Como assim? Às vezes o orgulhoso esconde sua atitude na simplicidade de vida que leva aqui, mas assim que se desponta como forte, rico ou culto, logo demonstra o que ele é, desprezando seus semelhantes e até mesmo se tornando cruel. Quem imaginava que Hazael se tornaria rei da Síria? Ele não passava de um servo do rei, mas quando deu vazão à sua perversidade, logo mostrou o quanto estava disposto a fazer o que já tinha de intenção em seu coração, pois matou o rei e assentou-se no trono da Síria (2 Reis 8). O homem, desde a queda já tornou orgulhoso, mas quando chega a ser como uma árvore, ele recebe o poder do rei dos orgulhosos – satanás. 
        Se quisermos ver como se desponta o orgulho do homem diante de Deus, vejamos primeiramente na atitude dele para com o evangelho. Muitas vezes o orgulho do coração fica encoberto com atividades religiosas e a pessoa parece muito humilde e consagrada. Já lidei com muitos assim. Não conhecemos a pessoa até que seja tirada a cobertura religiosa que ela usa, a fim de encobrir suas maldades. O evangelho bíblico tem como objetivo ligar sua luz e mostrar o que há no coração do homem. Na sinagoga de Nazaré, todos pareciam humildes e aptos para aprender, mas assim que o Senhor desvendou a ferocidade dos corações ali, eis que eles se ajuntaram a fim de tirar a vida de Cristo, naquele momento. O orgulhoso usa o manto religioso, a fim de mostrar ser piedoso e santo por fora. O convertido para de discutir com Deus; para de se defender e mostra sua atitude de mansidão.
        O homem humilde diante de Deus já depôs suas armas de defesa e de ataque, por isso se mostra dependente de Deus e pronto a obedecer. A religiosidade aparente não tira o orgulho, pelo contrário, ele fica ainda mais soberbo e convencido. Mesmo sob os rigores da religião dos fariseus, Saulo de Tarso mantinha as mais perversas atitudes contra a verdade em seu coração. Já lidei com homens que pareciam crentes e que pareciam cheios de fruto, mas quando chegou o momento de decisões sérias, provaram que amavam o mundo com seus prazeres. Saul parecia convicto que tinha prestado um grande serviço quando voltou da matança dos amalequitas, mas foi surpreendido por Samuel quando soube que Deus o rejeitou por sua atitude desobediente. Obediência a Deus nunca será praticada por homens cheios de si e carregados de coragem para tomar a dianteira de Deus. Eles correm apressadamente para o abismo, pois tomam a dianteira e Deus já vê o que lhes espera adiante.

Nenhum comentário: