terça-feira, 3 de março de 2020

MÃOS E LÁBIOS NA CELEBRAÇÃO (5)

                         
Salmo 100:2: “Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante Dele com cânticos”
O MODO COMO PRESTAR SERVIÇO A ELE: “Servi... com alegria...”
        Por que não servi ao Senhor com alegria? Por que devemos servir a esse Deus com tristeza? Não é a tristeza um sinal de que não há em nós o prazer de obedecer-Lhe? Quanta tristeza ver como o mundo despreza o Senhor; como os homens nem sequer cogitam Sua presença, mesmo tendo tudo o que precisam. Olhamos esse fato com Israel, pois em Deuteronômio o Senhor fala que eles, recebendo casas, cisternas abertas, plantações e outros benefícios, mesmo assim não estavam dispostos a servir ao Senhor com alegria. Será que os chamados discípulos não podem aprender com Ele e acerca Dele na Palavra? Mas eu sei o quanto nossos corações estão prontos para desprezar a bondade, compaixão, ternura e afeto desse maravilhoso Deus; achamos motivo de alegria em tudo o que este mundo pode oferecer, menos em Deus.
        Ora, a tristeza pode revelar que há ausência de verdadeiro amor. Se todo nosso ser não funcionar em emoção, pensamento e santa decisão por nosso Salvador, certamente há algo pecaminoso que veio manchar nossa vida aqui. Consideremos bem e avaliemos nossa condição como crentes, porque houve luz suficiente da graça que pode iluminar nossas mentes antes em trevas. Tudo o que temos veio do Serviço de amor e perfeição Dele em nosso favor. Que maravilhoso Deus! É Ele mesmo quem nos serviu e nos serve dia a dia. Examinemos Suas palavras: “Veio para servir e dar a Sua vida em resgate...”. Foi Ele que, por assim dizer, colocou o avental nos braços, encheu a bacia de agua e passou a lavar nossos sujos pés. Foi Ele quem recusou todo conforto terreno, a fim de tomar o escabroso caminho da cruz, a fim de proporcionar sozinho a tão grande salvação. Afinal, que participação tivemos nisso? Quem disse que contribuímos com qualquer parcela para esse santo serviço?
        Crentes, recebemos tudo de forma graciosa na tão grande salvação; não há um crente sequer que foi chamado como sócio nessa santa obra, pois foi Ele quem deu início e é Ele mesmo quem completará tudo isso. Além de tudo, olhemos Seus santos cuidados como Pastor de Suas ovelhas. Quem supre nossas necessidades? Quem nos dá o alimento diário? Quem cuida e protege Seu povo, a fim de livrar cada crente dos perigos que são constantes? Quem prometeu encher nossos olhos com as riquezas que virão após nossa morte? Enfim, há alguma coisa que nós podemos fazer, se não for pelo poder da graça conosco? Tudo Dele recebemos em perfeição e sabedoria. O que está errado veio de nós mesmos. O que está certo veio Dele. Sendo assim, há razão para não servir nosso Senhor com alegria?
        Por que ficarmos tão pesados e preguiçosos para consagrar todo nosso ser? Porque não meditamos Nele em todo momento? Por que não enchemos nossas almas da verdade revelada? Por que não colocarmos em constante atitude de oração? Não somos nós fracos e dependentes da força da Sua graça? Não há perigo de estarmos envolvidos com alguma idolatria? Esse sempre foi e será o motivo para desviarmos nossos corações do nosso amado Senhor. Examinemos bem, porque se houver alguma idolatria oculta, é sinal de que teremos alegria em recepcionar esse ídolo, para gastarmos nossa força naquilo que é inútil. Que o Senhor nos livre de todo mal e venha nos impedir de entristecer Aquele que nos amou e nos tornou o povo Dele para sempre

Nenhum comentário: