quinta-feira, 26 de março de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (2)



“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
        OS COVARDES: “...aos covardes...”
        É impossível examinar um texto como esse e não sentir-se humilhado. Mas o propósito da pregação bíblica, em especial tratando de temas como o juízo justo de Deus é gerar humilhação no homem e santo temor nos crentes. Seguiremos a lista, conforme nos foi dada no texto acima, para que sondemos nossos corações. Os verdadeiros crentes estão livres desse terror que virá, porém, milhões já estão preparados no inferno para serem lançados na fornalha da ira eterna de Deus. Sondemos cada palavra que descreve os herdeiros do lago de fogo, para que nós os crentes saibamos que éramos assim, quando andávamos em nossa incredulidade.
        Sempre devemos lembrar que estamos lidando com a palavra de Deus, por isso devemos entender à luz daquilo que Ele nos ensina em toda Sua palavra. Por isso entendemos que ser covarde refere-se de uma atitude no tocante a Deus. Homens podem ser corajosos e extremamente valentes no que se refere aos homens, no entanto não passa de um molenga no que se refere ao Senhor. Pedro se mostrou como um valente e disposto a enfrentar qualquer um, mas sua covardia foi revelada quando viu o Senhor preso e ele sozinho no meio do perigo. Nosso Senhor trata com advertência aqueles que negam a ele no meio dos homens.
        Importa para nós saber que conversão a Cristo exige santa coragem, por essa razão Ele sempre mostrou as dificuldades em segui-Lo. Não é nada fácil ser desprezado pelos amigos, parentes e isolado pelo mundo na santa disposição de seguir Aquele que sofreu todo desprezo aqui, a fim de trazer salvação aos perdidos. Li acerca de um jovem numa tribo que foi desprezado, amaldiçoado e depois morto pelos seus pais, somente porque se converteu a Cristo. Também, a vida cristã exige coragem para santidade, porque os crentes são chamados a negar a si mesmos e odiar todo tipo de iniquidade. É claro que a natureza adâmica não tolera andar por um caminho assim. O caminho para o céu é subida e exige um coração audacioso e uma fé que se dispõe a dizer não para tudo o que fica lá em baixo.  
        Sendo assim, se espera que o homem no pecado há de ser covarde; ele terá medo dos amigos, de ser perseguido, de ficar sozinho, etc. O covarde jamais seguirá a Cristo aqui. Ele poderá dizer que é um crente e admitirá que é um salvo, mas seus pés estão afundados no mundo sempre estará negando a Cristo. Ele é ágil e pronto para estar entre os amigos mundanos, nas festas, em busca dos confortos terrenos, mas completamente preguiçoso para estar com o povo de Deus, numa vida de oração, na disposição de dar um bom testemunho e com coragem para sofrer por amor a Cristo. Alguns parecem ser crentes, mas assim que encontram entre os que têm os mesmos pensamentos e intenções, logo mostram que estão prontos a gritar contra o Senhor e mantêm obstinados contra a verdade.
        Quanta diferença com a vida de Moisés! Sua visão celestial fez com que entendesse a nulidade desta vida terreno. Ele teve uma fé heroica, quando rejeitou a posição tão eminente do trono do Egito, para sofrer com o povo de Deus e caminhar com esse povo até Canaã. Que coração dinâmico e cheio de amor ele teve! Paulo fala de Demas que o abandonou porque amou o presente século. Que atitude covarde! O mundo é o lugar de deleite e de prazeres para o covarde; Sodoma e Gomorra será a causa da mulher de Ló não querer conviver perto de Abraão e Sara. Que tristeza vemos milhares cheios de júbilo, descendo a correnteza deste mundo em direção ao abismo, para no final serem atirados no sofrimento eterno – o lago de fogo! Os covardes terão o mesmo destino do mais poderoso covarde – satanás, o qual mostra ser isso em seus atos insanos e homicidas contra os homens.

Nenhum comentário: