quarta-feira, 11 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (1)


.


“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
            INTRODUÇÃO:  
        Prezado leitor, quem são os habitantes do inferno? Os orgulhosos. Deve ser uma notícia que vem pesar profundamente nossos corações e há um motivo de força maior para isso, é que a queda no pecado nos levou a ser arrogantes, altivos e soberbos e essas palavras simplesmente destacam o que é o orgulho do homem em todas as suas manifestações. Diante desses fatos, que nosso coração seja tomado de santo temor. É o pecado do orgulho que leva homens e mulheres para o abismo. Por essa razão, quando Deus salva o perdido, Ele o faz quando a pessoa está no pó, caída e quebrantada. Deus nunca estendeu Sua mão para socorrer o orgulhoso, porque este nunca se verá sentindo a necessidade de clamar em busca do socorro de Deus. E os crentes sabem bem que muitas vezes Deus usa de severa disciplina com eles, a fim de arrancar-lhes qualquer sinal de orgulho no viver.
        Quero tomar este texto de Ezequiel 31:14, para mostrar a todos o quão terrível é o orgulho, pois é exatamente o pecado que empurra homens e mulheres para o abismo. O peso da soberba no coração é suficiente para atirar o perdido no abismo eterno. Se pudéssemos pegar todas nossas iniquidades espremê-las, veríamos que resulta em orgulho. Satanás é o rei dos orgulhosos, então seus filhos são conhecidos pelo orgulho no coração. A bíblia está cheia de ensinos que nos mostram os perigos vistos no orgulho. É impossível ler Provérbios, sem que esse assunto seja destacado ali. Foi por causa do orgulho que Deus lidou com severa disciplina com o povo de Israel, durante a travessia no deserto. Foi devido ao orgulho contumaz que Deus trouxe castigos terríveis que caíram sobre elementos que se uniram contra Deus, como o caso de Coré, Datã e Abirão (Números 16)
        Antes de entrar nos detalhes do texto, devemos saber que desde o capítulo 29 de Ezequiel, indo até o capítulo 32, Deus está lidando com o Egito. Por centenas de anos o Egito foi uma nação poderosa e de extrema importância no mundo antigo. Os egípcios desempenharam muito bem em todos os assuntos no mundo daquele tempo, através da cultura, religião, comércio e até mesmo política, pois sempre procurou ser pacífica com todas as outras nações. Por essa razão que Israel sempre buscava refúgio no Egito. Mas é em Ezequiel que mostra como o Egito teria toda sua pompa indo agua abaixo, porque Nabucodonosor viria com seu exército perverso, trazendo terror à população egípcia. Assim Deus arrancou do Egito toda sua fama e desde aquele tempo tornou a nação num povo humilde e simples, como vemos até hoje. Na hermenêutica bíblica, o Egito é usado no Velho Testamento para mostrar o mundo e os mundanos. Israel querendo voltar e buscar refúgio no Egito, ao invés de buscar refúgio no Senhor, mostra o que os crentes fazem, indo ao mundo para buscar socorro e livramento ali.
        Tomemos o texto também para servir como severa advertência aos homens e mulheres que vivem no pecado. No texto Deus vai mostrar o quanto o orgulho se desponta no viver e Deus usa ilustrações para falar sobre isso Por essa razão devemos crer que os orgulhosos e mundanos estão bem encaixados nesse verso lido. Tomemos o texto para que vejamos as lições que nos são transmitidas. Ainda na introdução mostrarei essas três lições que se destacam no texto, na linguagem divina.
1.     Faraó, o orgulhoso rei do Egito é o tipo do diabo – o rei dos orgulhosos (verso 10).
2.     As árvores representam todos os que tomam a mesma atitude de Lúcifer – os    orgulhosos (verso 14).
3.     Tipificado nas árvores altas os orgulhosos são vistos como:
        -       São convencidos de sua altura – Se gabam em si mesmo: força, saúde,    riqueza, prazeres, auto-suficiência, independência, etc.
        -       Como árvores altas são orgulhosos, pois creem que foram capazes em si       mesmos de chegar onde chegaram: “...nem as que bebem as águas...”.
                              

                                  


Nenhum comentário: