segunda-feira, 30 de março de 2020

A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO (9)


                                
“Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem como vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (Daniel 1:6 e 7)
        A VISÃO DA FÉ – O SENHOR DEUS
        Findei a última página, mostrando como Nabucodonosor é o tipo de satanás e como babilônia simboliza o mundo. A atitude dele iguala-se a do diabo em relação a Jesus em Sua tentação no deserto: “Tudo isto te darei, se prostrado me adorares”. Eis aí o retrato falado deste mundo, porquanto cada ser humano, caído no pecado tem o mesmo interesse que o diabo tem em se elevar aqui e querer um trono de glória. Os crentes devem saber que estão cercados desse domínio das trevas, em qualquer lugar onde estiverem. Nosso Senhor deixou essa verdade claramente exposta para os Seus discípulos: “No mundo tereis aflições...” e nós que enfrentamos esta geração perversa devemos estar conscientes desse fato.
        Muitas vezes ficamos preocupados com as provações terríveis, como as que Daniel, seus amigos e outros milhares de crentes enfrentaram. Mas é necessário que saibamos que à cada momento enfrentamos provações. A todo instante os crentes são tentados pelo mundo, pela carne e por satanás usando um parente, amigo, ou mesmo mostrando as grandes conquistas e riquezas que ele oferece. A todo instante ou estou firmado na fidelidade a Cristo ou estou negando minha fé. Ocorre que às vezes as circunstâncias mudam de mal para pior. A natureza aqui mostra essa verdade. Andamos por planícies, enfrentamos vales e montanhas e temos de atravessar lugares perigosos. Nosso Senhor não guia Seu povo no mundo por lindas rodovias asfaltadas, com todas as provisões que o mundo dá. Ele nos guia por ermos caminhos, montanhas, desertos e lugares perigosos. O que vale em tudo é Sua presença e não as circunstâncias. Nenhuma criança reclama quando se sente segura pela presença e guardada nos braços dos seus amorosos pais.
        Devemos saber que Deus dá Sua graça na quantia exata que precisarmos dela. É como um motorista de caminhão que recebe do patrão o valor que precisará para a distância que enfrentará. Ele nunca deixou Seus santos desamparados. Mesmo um Elias deprimido recebeu o “sanduiche” que precisava para uma longa viagem; mesmo o povo pelo deserto foi suprido durante os quarenta anos por aquilo que precisava. Deus não lhes deu além das suas reais precisões, porque se tornaria peso na viagem. Assim os crentes devem saber que o Senhor concede exatamente o tamanho de poder que nós carecemos. Uma irmã está enfrentando provações com o marido não crente? É certo que a graça lhe dá poder para suportar as pressões. O Senhor vai conosco nas provações e não fora delas. A graça que Deus deu a Daniel o poder que precisava para enfrentar o medo e sentir de perto a presença confortadora e protetora de Deus. Foi mais do que isso, a graça concedeu a Daniel a tranquilidade de enfrentar a morte, caso ela viesse por meio dos dentes e garras das ferozes feras.
        Nós não sabemos o que vamos passar, até que passemos. Todo nosso problema consiste em duvidar de Deus e sentir amedrontados de antemão, e assim como um cavalo que insiste em não querer atravessar uma ponte recuamos e não queremos ir. O segredo da fé que vence o mundo é a persistência em prosseguir no dever, sem desanimar. A graça não atua onde há falsa humildade, medo, ou mesmo confiança própria. Ela enche um crente vazio de si mesmo e consagrado ao poder de Deus. A fé é ousada e não vacilante; a fé encontra obstáculos, chora ao ver que parece que não dá para prosseguir, mas sempre busca resposta em Deus, assim como Davi agiu, ao ver Ziclague saqueada pelos amalequitas e as família levadas. Foi um momento difícil, mas foi o teste para que a fé mostrasse sua coragem em confiar nas respostas perfeitas e conquistadoras, vindas de Deus.

Nenhum comentário: