sexta-feira, 27 de março de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (3)


               
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
                        OS COVARDES: “...aos covardes...”
        Afirmo mais que os covardes são aqueles que têm medo do que o mundo vai pensar, caso eles se tornem crentes. Os covardes preferem o conforto do caminho largo; é preferível para os covardes descer a correnteza no barco com seus amigos, do que carregar a cruz pelo caminho estreito até a chegada ofegante ao céu. Milhares caíram na miséria eterna por causa dessa escolha e muitos estão fazendo o mesmo agora. Alguns até mesmo querem seguir a Cristo mais no fim da vida, porque olharam bem este horizonte mundano e o acharam tão belo e confortável. Por que deixar agora? Mas não sabem que o prazo de Deus para a conversão é hoje e não amanhã. Com essa ilusória pretensão eles não sabem que os dias que virão tendem a tornar o coração ainda mais endurecido e perverso contra Deus.
        O covarde também fica atrás, ou segue Jesus de longe, assim como Judas foi distanciando e tomando parte da turma da traição e Pedro abandonando o Senhor nos momentos de terror e solidão. O covarde não segue a Cristo, porque não pertence às Suas ovelhas, por isso não pode ouvir a voz do Pastor e obedecer-Lhe. Ele acha bonito, louvável e admirável, mas não segue. Muitos até mesmo tomam a frente e tentam fazer de Jesus ovelha deles, querendo dominar esse tal de Jesus e usá-lo em benefício próprio. Para os covardes, apoderar de uma igreja onde a verdade não é pregada é uma atitude aparentemente sábia, porque satanás está por detrás de tudo o que é mentira religiosa e nesses lugares ele facilmente se transfigura em anjo de luz. Tais lugares servem apoio para o covarde.
        Que tristeza! A vida no pecado parece ser bonita, atraente e cheia de heroísmo, mas nada tem para fazer do homem um verdadeiro homem. A vida no pecado é contínua manifestação de rebelião contra Deus. Quando chegar o momento cruel, o que será dos covardes. Em Deuteronômio no capítulo 32 Deus fala com o rebelde Israel, com aqueles que caminharam no deserto, viram as maravilhas do Deus que os libertou no Egito, mas que foram rebeldes. O Senhor diz que chegaria o momento quando eles clamariam aos seus ídolos e não seriam ouvidos. Eles não temeram o Deus que mata e que dá vida; nem sequer consideraram o Deus que mostrou Seu poder e Seu juízo com o exército egípcio outros povos.
        Está bem claro no texto que os covardes serão atirados no lago de fogo. Os milhões e milhares que já foram para o inferno serão empacotados com os que ainda não foram, a fim de serem atirados ao lugar do furor e da cólera de Deus. No engano do pecado os homens nem sequer cogitam essas coisas e acham que a palavra de Deus está blefando. Mas os homens não sabem o que significa a ira de Deus. Neste mundo ficamos aterrorizados quando vemos alguém com excesso de raiva e pronto para matar alguém. Lemos ou ouvimos acerca de reis que em sua fúria mandaram executar imediatamente seus inimigos. Sob o engano do pecado os homens têm Deus como um velhote cheio de dó dos sofredores. O amor de Deus é tão grande quanto é o juízo Dele. Deus mostra a justiça de Deus como altas montanhas, mas quem está lá no alto da montanha sente o pesadelo de olhar para o abismo abaixo.     
        Como escapar? A resposta é que a graça toma o fraco e o torna forte. Quando o homem cai perante Deus em humilhação, eis que o Senhor vem erguê-lo. Deus toma o covarde arrependido e faz dele um valente na fé. Foi isso o que ocorreu com todos os que se converteram a Cristo. Seus pecados são tirados e em lugar eles passam a ter a fé que lhes faz subir às alturas de uma vida vitoriosa contra o pecado; passam a andar com Deus e finalmente entrarão no reino eterno como mais que vencedores.

Nenhum comentário: