sexta-feira, 20 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (8)


            
“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
CONHECENDO OS ATOS DOS ORGULHOSOS: “Porque todos os orgulhosos...”
        Estamos lidando no texto com a mensagem de Deus a Faraó, por causa da arrogância do rei e mostrando o quanto os orgulhosos têm o peso que os levará ao inferno. Por essa razão é nosso dever lidar com esse perigo, uma vez que o orgulho é a essência do pecado. Conhecer os atos dos orgulhosos é nosso dever, a fim de exortar à humilde atitude de arrependimento diante de Deus, em busca de Sua salvação.
        Uma das atividades mais perigosas do orgulhoso é quando ele se envolve numa religião. Uma religiosidade sem o fundamento da verdade bíblica vinda do céu aos homens é o caminho da excelência rumo ao céu e é isso o que nos ensina toda Escritura. Mas a dinâmica religiosa do orgulhoso é mudar e traçar o caminho segundo seus pensamentos e obras. Sempre foi assim desde o princípio; o homem sem Deus quer traçar o caminho segundo o que ele pensa. Nosso Senhor quando viveu na sociedade judaica viu o quanto elementos perigosos criaram uma religião fundamentada em justiça própria – a religião dos fariseus. Ele enfrentou os fariseus e os condenou severamente, por dar ênfase às observâncias externas.
        Nosso Senhor sempre mostrou que não é humildade quando estou envolvido numa religião que mostra as aparências. A vida cristã é pautada num viver de um coração puro e devotado a Deus, mostrando isso em num trato de amor ao seu próximo. Basta seguir as ordens dadas nos ensinos bíblicos, para que saibamos que é impossível seguir os princípios do reino de Deus com coração orgulhoso. O homem que anda rumo ao céu é exatamente oposto àquele que é religiosamente admirado pelo mundo. O orgulhoso quer uma religião para reforçar bem e proteger-se contra a verdade; ele não suporta a luz que vem do céu, por isso busca algo que brilha entre os homens e é aceitável aos homens.         Notemos a diferença entre os dois ladrões crucificados. Ambos eram religiosos e seguiam o que seus corações mandavam. O que pela graça foi erguido ao Paraíso na conversão mostrou o quanto diferente um coração purificado, pois imediatamente teve seus pensamentos focados não em si mesmo, mas na glória de Deus. Quando mirou Jesus como o Salvador dos seus pecados, mostrou que não mais poderia tolerar o estilo de vida que sempre teve aqui. Sua mente e emoção foram elevadas às regiões celestiais. O outro mostrou ser religioso, viu Jesus como um salvador, mas do ponto de vista terreno e transitório; queria escapar da punição e voltar ao seu estilo mundano de vida.
        Eis aí o orgulhoso, porque está em constante rebeldia contra o Filho de Deus. Que triste situação de milhares! Deus tem resposta aos pecadores somente em Seu Filho e pelo evangelho convida homens e mulheres a essa submissão Àquele que foi enviado do céu para livrar os pecadores da punição eterna e assim escapar da ira de Deus. Pode ser alguém que frequenta uma igreja, canta músicas cristãs, tem a bíblia e até tem bons costumes, mas se jamais confessou seus pecados, pedindo a Jesus para lhe salvar, então é um rebelde contra o Filho e seu estilo de vida mostrará ser ele orgulhoso. Ele irá por sua confiança em si mesmo, no dinheiro, nos homens e viverá indiferente às ordens de Deus, conforme Sua Palavra.
        Milhares nem imaginam que o inferno os espera com a festa do horror! A liberdade do pecado dá aos homens a impressão que estão subindo, quando na realidade estão descendo. Muitos acordam tarde demais e tentam se segurar em vão em alguma coisa. Quão terrível é para o homem quando a ira de Deus desce contra ele de forma definitiva! O evangelho chega para chamar os pecadores ao arrependimento, a fim de que urgentemente caiam aos pés do Salvador, crendo Nele para sua segurança eterna.

Nenhum comentário: