segunda-feira, 16 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (4)


            
“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
CONHECENDO OS ORGULHOSOS: “Porque todos os orgulhosos...”
        Continuo a mostrar biblicamente o que é o orgulho e seus perigos que envolvem eternamente as almas, conforme o texto de Ezequiel. O orgulhoso é aquele cujo viver não é para honrar e glorificar a Deus, mas a si mesmo. A razão da vida aqui e para sempre é a glória do Deus que nos criou e essa verdade está estendida a todos os homens, conforme vemos na criação. Com a revelação bíblica ou sem ela os homens não têm desculpas, pois todos são responsáveis em dar a Deus as honras, louvores e glórias. Deus não deixará ninguém inocente; todos devem saber que usar da criação e ainda oferecer culto aos ídolos e não somente a Deus é motivo da ardente manifestação da ira de Deus em todos os detalhes do viver do homem, conforme vemos em Romanos 1 a partir do verso 18.
        O orgulho é a mais poderosa manifestação do pecado no homem; é um mero verme guiando a si mesmo, caminhando por veredas perigosas e curtindo seu viver aqui como se ele fosse sozinho e que nunca haverá de prestar contas perante o todo poderoso. O soberbo segue seu caminho, Ignorando as advertências de Deus na Palavra e não se vê culpado e condenado. Notemos a vida de Caim, porque Deus o responsabilizou pelos seus atos; Deus mostrou a ele que o caminho da sabedoria e humildade era o melhor caminho e que ele sofreria as consequências pelos seus atos. Em Romanos 1, a partir do verso 18, vemos que Deus não é obrigado a dar aos homens uma revelação especial. Ele fez isso nos entregando Sua palavra escrita, por causa da Sua misericórdia e tendo em vista buscar Seus eleitos. Mas nações inteiras foram varridas da face da terra devido a ira de Deus, sem que jamais tivessem qualquer contato com a revelação especial. Eles são menos culpados? Claro que não!
        Mesmo que esteja próximo da revelação especial, o orgulhoso fugirá dessa revelação. Felix o governador teve a mais privilegiada oportunidade de ouvir a palavra de Deus falada por Paulo, porém quando ouviu ficou cheio de medo e saiu dali. Na revelação natural Deus não utiliza ninguém, mas o silêncio da criação deve despertar os homens para compreender que houve poderosa voz, a qual ordenou tudo no princípio. No silêncio da criação há condição de pensar, refletir, ver sabedoria e reconhecer poder. O silêncio da criação dá tempo e prazo transformar tudo num palco de glória, louvor e adoração. O orgulhoso se afasta e se ajunta com outros orgulhosos para erguer a voz contra o grande Criador e proferir blasfêmias contra Ele.
        O orgulhoso é não religioso? Claro que é! Mas o que Ele vai fazer? Ele não se curva ante o invisível Criador que deixou Suas marcas de poder e divindade. O orgulhoso imediatamente criará uma divindade para si e realizará cultos em favor dessa divindade. Para o orgulhoso o caminho que dirige-se para cima é muito humilhante, porque desfaz seus planos e o arranca dos seus planos de trazer as honras para si mesmo. Muitas vezes o orgulhoso parece bem modesto, mas isso ocorre no meio dos homens. Mas o fato é que no meio dos homens ele pode triunfar, pois sabe bem que nenhum homem tem a luz da verdade em sua totalidade. Mas no que tange ao Criador, toda Sua criação mostra Sua perfeição, por isso diante dele o orgulhoso sabe que deve tributar-Lhe louvores e glórias, por Sua perfeição revelada com clareza e estampada em toda criação.
        O orgulhoso não vê nem de perto nem de longe. Bastaria um pouco de discernimento e veria a grandeza até mesmo na formação de uma mera unha. Basta um milímetro do corpo humano seria motivo de grande festa de louvores e adoração ao Senhor. O orgulhoso é culpado do Seu orgulho e o próprio orgulho é alvo sim da fúria de Deus, porquanto Ele não tolera elementos que não lhe rendem os louvores devidos a Ele, por ser Ele mesmo o único Deus.

Nenhum comentário: