sexta-feira, 13 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (3)


                        
“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
CONHECENDO OS ORGULHOSOS: “Porque todos os orgulhosos...”
        Minha esperança é que na introdução nosso Senhor tenha aberto as nossas mentes no entendimento desse capítulo incrível de Ezequiel. Visto que o orgulho é o pai de todos os pecados e a demonstração prática de quem é satanás, resta que agora sejamos despertados para esse perigo, porquanto não estamos livres dessa miséria. Vezes após vezes os sinceros crentes precisam cair aos pés do Senhor, em busca de um coração humilde, buscando Sua graça, a fim de que não sejamos pegos por esses espinhos e embaraços que tanto nos envolvem no viver. Os verdadeiros crentes sabem o quanto um pouco de orgulho é suficiente para nos dar um empurrão em terríveis buracos de iniquidades aqui. Nosso modelo é o Senhor da glória, o qual deixou Seu lar e veio aqui para nos servir e nos tornar herdeiros Dele e com Ele.
        Não tenho dúvidas que foi na queda que armamos nosso coração com essa marca maldita proveniente do pecado. Foi na queda que fomos contados como aqueles que individualmente querem ter glórias e honras para si, por isso não querem nem pensar num Deus que é glorioso em Si mesmo e que não divide Sua glória com ninguém. Mesmo sendo iludidos pela serpente e tomados pela ilusão do pecado, ainda assim prosseguimos nesse afã de viver assim, e não há diferença; não é posição, riquezas, culturas, etc. que nos movem nessa disposição suicida. Fomos contados como orgulhosos por ter ouvido a voz da serpente e não a voz de um Deus de amor e graça. Assim podemos afirmar que o orgulho é a casa do coração do homem e que ali não reina o Senhor Deus, mas sim o poderoso e tirânico pecado, conforme vemos em Romanos 6.
        Se seguimos o rei dos orgulhosos é porque tomamos a decisão de ser como ele. Não fiquemos a pensar que foram somente nossos pais que foram tomados pela mente diabólica da serpente; não pensemos que agora tudo mudou, que nascemos com outra disposição, que nascemos com formato da pura imagem de Deus e que anelamos andar com Ele no mundo. Quanta ilusão! Tanto Abel como Caim nasceram fora da comunhão com Deus e foi a compaixão de Deus que envolveu Abel, para sua conversão. Mas olhemos Caim, porque as marcas do seu atrevimento apareceram desde que decidiu recusar a salvação do Senhor e tomar um rumo diferente na vida. Ali estava o comando do orgulho ao assassinar um crente, mostrando que ignorava Deus e que estava disposto a construir um mundo melhor do que aquilo que Deus mostrou no Éden, por isso todos os seus projetos de economia, religião, família e de lazer foram realizados em conformidade com o que inventou em seu coração cheio de soberba.
        Nós não somos assim? Claro! O orgulhoso é quer viver independente de Deus; é aquele que recusa os caminhos eternos porque ama um lugar aqui; o orgulho tem consigo a mesma mentalidade de Lúcifer, que é construir um mundo melhor e não importa se virá juízo, como ocorreu no dilúvio, pois a mentalidade do orgulho é promover o bem-estar aqui, num viver sem Deus. O engano de um coração orgulhoso diz que não há nada melhor acima do sol e que a vida aqui é que deve ser aproveitada ao máximo. O orgulhoso não percebe que está usando a propriedade de Deus para seus projetos e nem sequer vê quaisquer sinais de perigos. O orgulho não tem uma visão vertical, mas sim horizontal da vida aqui, por isso prossegue sem ver a autoridade de Deus aqui e de que cada detalhe da criação tem as marcas do poder do Criador. Orgulho é viver independente de Deus; é ter glória própria; é tomar seu próprio rumo, ignorando que Deus opera neste mundo com Sua justiça, Seu juízo e com Sua misericórdia. Às vezes Ele dá longo caminho ao orgulho, caminho que parece cheio de bênçãos e prosperidade, até que chega o momento quando o orgulhoso se depara com o justo Juiz.

Nenhum comentário: