terça-feira, 24 de março de 2020

O LUGAR DOS ORGULHOSOS (10 de 10)


               
“Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” Ezequiel 31:14
O DESTINO DOS ORGULHOSOS.
        Minha esperança é que as compaixões do Senhor se acendam em favor de milhares de pessoas que neste mundo andam segundo as forças do orgulho do pecado; que haja arrependimento e conversão a Cristo. Quanto aos crentes, que fujamos da soberba, porque ela nos distancia de Deus gradativamente. Finalizo esta mensagem imbuído dessa esperança, em face daquilo que podemos ver no final de Ezequiel 31:14: “...estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova”.
        Examinemos o que Deus fala, porquanto Ele mostra que os orgulhosos já estão sob uma poderosa força que os controla: “...estão entregues à morte...”. Nós sempre pensamos que os perigos eternos cairão sobre os homens após a morte deles. Mas não é assim, porque milhares, mesmo antes de partirem deste mundo já estão completamente dominados pelo poder dessa serpente constritora – a morte. Posso lembrar de Coré, Datã e Abirão (Números 16). Vemos ali que eles foram colocados no lugar onde seriam mortos e de maneira alguma foram mobilizados ao sentimento de arrependimento. Foi o mesmo que ocorreu com Esaú, porque buscou a bênção e mesmo chorando não a achou. Paulo fala dos judeus que perseguiam a ele e outros companheiros no ministério, na tentativa de impedir que eles pregassem o evangelho. Então, no verso 16 de 1 Tessalonicenses 2, Paulo afirma que a ira caiu sobre eles definitivamente. Milhares de orgulhosos são colocados na prisão do orgulho próprio e dali jamais sairão, até que a morte venha para leva-los à prisão eterna.
        É essa a lição que nos é transmitida em Ezequiel, que os orgulhosos já estão sob uma poderosa força que os controla: “estão entregues à         morte”. Nessa situação os orgulhosos não estão sob as bênçãos de Deus como pensam e é triste saber que o próprio orgulho lhes impede ver que já estão preparados para o triste destino que lhes espera. Foi essa a mensagem de Deus ao Faraó, dizendo que o além o esperava com júbilo; foi essa a mensagem que Deus mandou para Belsazar, através da boca de Daniel, mas que não pode ouvir, devido o fato que estava já endurecido e marcado para a sentença, a qual chegou com a invasão dos Medos e Persas na Babilônia.
        Milhares hoje simplesmente ignoram o horror e a tempestade da morte que lhes assaltarão a qualquer momento. Muitos já se acham amordaçados com correntes e grilhões invisíveis e só sentem o terror quando fisicamente se acham aprisionados. Homens que brincaram com Deus, que prosseguiram em suas jornadas de maldade; homens que zombaram do evangelho, que perseguiram os santos e que a muitos mataram. Eles foram visitados pela fúria da presença punitiva de Deus e foram silenciados na fornalha da aflição eterna, a fim de que o mundo não mais ouvissem suas vozes. O terror virá quando se virem atirados no além, como diz o texto: “abismarão”. A sepultura de Deus é diferente da sepultura que recebe um corpo frio e inerte aqui. A sepultura de Deus tem a profundidade do juízo de Deus: “...às profundezas da terra”. Deus comunica essa verdade que agora está oculta de muitos corações.
        E findo agora esta mensagem para dizer que somente os que se humilham perante o Salvador é que escaparão desse abismo preparado. Os que buscam refúgio no Senhor e Salvador são os que entrarão no céu. Este mundo vive atordoado pelas toneladas de pressão que envolve os homens no pecado. O mundo enganado é levado pela terrível correnteza do arrogante príncipe das trevas. O evangelho vem acordar os pecadores, a fim de que eles corram humildemente, buscando refúgio no Salvador para escapar do terror da ira vindoura.

Nenhum comentário: