segunda-feira, 23 de março de 2020

A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO (4)



“Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem como vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (Daniel 1:6 e 7)
A BASE DA FÉ – OBEDIÊNCIA (Capítulo 1)
        Como sendo pessoas crentes em Cristo, devemos saber o quanto a fé verdadeira tem um preço a pagar. Daniel e seus amigos sabiam que o ato de obedecer a Deus custaria alto preço - suas vidas estavam em perigo. Feras do mal estavam perante eles, querendo destruir suas vidas e apagar suas luzes. Para o mundo a posição social, financeira, tudo isso faz com que eles se envolvam mais com seus pecados. Os mundanos têm seus deuses e os adoram com prazer, porque creem que vão auxilia-los em seus caminhos perversos. Por essa razão eles querem apagar qualquer lâmpada da fé cristã, porque perturba suas consciências culpadas. Nós devemos saber que as coisas não mudaram com o tempo; os homens não ficaram melhores e mais solidários no sentido religioso. Os crentes modernos acham, no fundo, que o mundo mudou, mas quanto engano! Eles trabalham para estorvar os intuitos da fé cristã e é por isso que poucos são os verdadeiros crentes que realmente brilham neste mundo por amor a Cristo.
        Mas quero enfatizar que a obediência da fé traz o serviço de Deus. Deus sempre operou através dos que creem e a graça encheu aqueles quatro homens, para que eles humildemente dependessem exclusivamente do Senhor e que também pudessem honrá-Lo, não importando o custo. Eles se viram no palácio como enviados, missionários e servos, por isso a lâmpada que brilhou no começo nunca apagou. Deus tem uma obra a fazer neste mundo, tendo em vista especialmente a glória do nome Dele, por essa razão Ele utiliza homens e mulheres que realmente creem. Muitas vezes Seus servos realmente não sabem onde vão chegar nem o que vão fazer, mas Deus sabe. José soube mais no fim o intuito de Deus tê-lo enviado naquelas circunstâncias tão penosas até o Egito. Sem dúvida, nem Daniel nem seus amigos sabiam que através daquelas provações tão difíceis Deus traria à lume o precioso e encantado livro de Daniel.
        Realmente têm muitas coisas que acontecem com os crentes nesta vida. Alguns crentes sofrem mais provações que outros, mas a verdade é que só na eternidade que muitas coisas que jamais foram contadas ficaremos sabendo de modo perfeito. O alvo da fé é a glória de Deus e não nosso conforto transitório num mundo que jaz no maligno. Somos instrumentos de Deus e às vezes Ele demora em mexer em Sua “caixa de ferramentas”, o que importa para nós é devemos permanecer calmos, obedientes e preparados para toda boa obra. Elias foi mandado por Deus para ficar à beira do ribeiro de querite, mas logo o ribeiro secou e o profeta foi enviado para a casa daquela viúva, onde pode ser útil em mostrar-lhe a provisão do Senhor e a ressurreição do filho.
        Muitos irmãos e irmãs pelo mundo estão sofrendo; muitos esperam do Senhor que Ele os liberte da tribulação e da angústia e o Senhor vem e os livra, como fez com Daniel na cova e com os 3 amigos na fornalha. Mas muitos enfrentam as lutas até à morte. Este mundo é assim e os crentes sabem através das experiências o que realmente significa morte, sepultamento e ressurreição. Em tudo o Senhor está sendo glorificado mediante Seu povo na face da terra e é necessário que mantenhamos firmados nas Escrituras e em nosso dever mostrando obediência dia a dia. Notemos que Daniel e seus amigos não forçaram situações. Em Daniel vemos que eles fielmente cumpriam seus deveres no palácio, sempre firmados em oração e adoração ao Senhor no íntimo. Se tudo estiver maravilhosamente confortável ao nosso derredor, aleluia! Se as procelas do inferno de repente voltarem contra nós, aleluia! Em tudo devemos estar preparados num mundo onde teremos aflições.

Nenhum comentário: