quarta-feira, 25 de março de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (1)


                   
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
INTRODUÇÃO:
        Amado leitor, quando vejo um aparente desejo por conhecer a bíblia, num mundo cheio de conforto e busca por mais prosperidade, logo desconfio que não é uma busca pela verdade, mas sim por aquilo que me interessa. É o que vejo nestes dias tão apóstatas. Como fazem os leões com uma presa, os homens modernos gritam e esperneiam por aquilo da bíblia que eles mais querem tomar para seus sortilégios, mas recusam os “ossos da presa”. Os homens modernos querem a bíblia como um trevo da sorte, ou mesmo como um manual de como achar bênçãos terrenas. Eles correm por todos os lugares para ver se acham mais sortes e quem é o pastor ou mensageiro que será o mais “abençoado”.
        Mas o fato é que não correm da palavra de Deus quando ela aparece como uma espada empunhada, dando golpes certeiros para ferir o arrogante coração. Textos como este, de Apocalipse 21:8 é algo aterrorizante e eles nem sequer pensam em ouvir uma mensagem acerca dos herdeiros do lago de fogo. Não é somente esse texto que amedronta os homens. A bíblia inteira é a poderosa palavra de Deus e ela abre o cenário do passado, desta vida presente e da eternidade futura. Ela fala conosco agora, a fim de avisar os homens do que virá, caso não abandonem seus pecados. Ela mostra a salvação e a glória eterna que virá aos que se humilham aos pés do Salvador que agora está presente e pronto para salvar. A bíblia como que rasga o verbo em mostrar que elementos cujo viver é de desobediência ao Senhor e de leal obediência à maldade, serão realmente atirados ao lago de fogo.
        Uma coisa que todos precisam saber imediatamente é que todos nós estamos partindo para a eternidade e que não sabemos quando isso irá acontecer. Não importa se temos saúde, amigos, riquezas, prestígio e conforto. O fato é que a qualquer instante seremos tirados daqui, a fim de prestar contas a Deus. Os que foram salvos estão livres e libertos da condenação, mas os que não foram salvos podem agora saber que destino lhes aguarda. Na Bíblia não há meio termo. Ou você está salvo da condenação, ou está perdido; ou irá subir, ou irá descer; ou morará no céu com Cristo, ou irá para o triste destino que aguarda os impenitentes. Esta passagem de Apocalipse mostra o que irá acontecer, caso os pecadores não se arrependam e se convertam a Cristo agora, de todo coração. Procure agora e veja se não está nesta lista.
        Outro detalhe importante na introdução é que não devemos tentar fantasiar o texto; não devemos mudar suas cores nem buscar uma interpretação que consideraremos melhor e mais adequada. Nos dias de Isaque ele percebe que os filisteus, com inveja entulharam os poços que Abraão havia cavado (Gênesis 26:15). Acredito que é exatamente isso o que os inimigos, de uma forma ou de outra têm entulhado os poços das santas doutrinas que homens de Deus tentaram abrir. Queremos voltar a pregar o que homens de Deus no passado pregaram sem qualquer medo, porque Deus manda que preguemos a palavra com intrepidez. Deus afirma no texto que elementos com determinadas práticas serão atirados no lago de fogo, o mesmo lugar onde satanás será atirado, com seus anjos e demônios, além da morte, do anticristo e do falso profeta. O que os homens devem fazer? Devem examinar a lista de Apocalipse 21:8 e procurar humildemente saber se seus nomes estão constados ali.
        É o momento para um sincero arrependimento e entrega a Cristo. É momento para um santo temor, na esperança que o grande Deus abra agora o cenário da cruz, a fim de mostrar a todos a grande provisão do perfeito Salvador que Ele enviou ao mundo, a fim de salvar os homens da perdição eterna: “...para que todo o que Nele crê não pereça...”

Nenhum comentário: