sexta-feira, 20 de março de 2020

A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO (3)


                       
“Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem como vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (Daniel 1:6 e 7)
        A BASE DA FÉ – OBEDIÊNCIA (Capítulo 1)
        Todos os que venceram o mundo foram homens que estavam cercados com todo sistema mundano. A fé é posta numa prisão de circunstâncias desagradáveis; a fé há de brotar seus frutos em terrenos atingidos por ventos e furacões do inferno. É claro que a fé não procura estar nesses ambientes perigosos, mas a fé está pronta para esperar momentos assim. Daniel e seus amigos não forçaram situações difíceis, não foram antipáticos nem beligerantes. Pelo contrário, foram fieis e seguiram normalmente o caminho que deviam seguir. Os problemas surgiram devido ao fato que satanás entrou em ação por ordem de Deus. Os infiéis tentaram por todos os meios forjá-los de fora para dentro, tentaram furar a parede de barro, mas imediatamente acharam a resistência do aço da fé naqueles corações.
        O que havia naqueles homens? É simples, havia neles o temor ao Senhor - o princípio da sabedoria. Eis aí o segredo da vitória! Nós olhamos de longe e achamos que houve algo extraordinário, que estava acima de nossa pobre condição. Achamos que nunca chegaremos às grandes realizações por nosso Deus. Mas o fato é que a fé dos santos é igual. Se você consegue superar os obstáculos simples, é porque poderá enfrentar os gigantes que virão no caminho. A graça nos supre de poder para o momento que precisamos e o Senhor sabe perfeitamente que não somos capazes por nós mesmos de atravessar o caminho que só o Senhor passou. Às vezes acontece que santos chegam a negar o Senhor, como ocorreu com Pedro, mas Deus permitiu aquilo com ele, a fim de que doravante jamais confiasse em sua própria capacidade. Mas quando viu que ocorreu com ele segundo o que o Senhor falara, Pedro entrou em pranto imediatamente.
        Aqueles 3 homens foram enviados à babilônia e receberam graça para serem diferentes, a fim de brilhar pelo seu Deus e produzir o que temos em mãos – o livro de Daniel, uma das 66 maravilhas da bíblia. Foram homens fracos, cheios de defeitos, paixões e medo, mas a graça os encheu de poder, comunhão com o invisível, vigor físico, corações vibrantes, amor insuperável e esperança bendita. A graça fez com que eles estivessem acima daqueles elementos em termos de caráter cristão, piedade, fidelidade, convicções inabaláveis, porém, sempre mantendo firmes os pés no terreno da humildade. O amor por Deus fez deles homens que levaram temor ao palácio, a fim de mover à humilhação um dos mais arrogantes monarcas que já existiram, além de prover segurança e libertar milhares de castigo mortal.
        Qual foi a causa de tudo isso? Tudo aconteceu por causa da fé obediente a Deus. João fala sobre essa fé em 1 João 5:4: “...e a vitória que vence o mundo é a nossa fé”. Tudo começou na salvação e continuará até o final da jornada do crente. Daniel e seus amigos eram homens crentes; eles depositaram a fé no Deus de Israel, assim como nós depositamos também; eles creram no Senhor da salvação e aceitaram o sangue remidor para o perdão dos seus pecados e sem dúvida foram ensinados pelos seus pais acerca do Deus de Israel. É provável que a distância e os sofrimentos do exílio fizeram com que aqueles moços pudessem colocar de forma mais firme e corajosa sua confiança em seu Deus.
        Amado irmão em Cristo, sua fé foi trazido ao seu coração pelo Autor da nossa fé. Os perigos que os santos enfrentam e enfrentarão no mundo exige que sua fé seja vitoriosa fé. Muitos pensam que são crentes, mas basta um voz suave da serpente, para que eles abandonem o caminho e corram para o lugar que eles pensam ser de segurança. Para a fé a segurança está em confiar plenamente em seu Deus.

Nenhum comentário: