terça-feira, 3 de março de 2020

O GRANDE DESAFIO PARA A FÉ (1)


                               
“Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da terra; servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante Dele com cânticos; sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e dele somos...” (Salmo 100)
       INTRODUÇÃO:
        Amigo leitor, agora no Salmo 100 a celebração passa para outro assunto que, sem dúvida é de grande e imenso valor para nós. O tema central permanece sendo a nossa celebração, conforme a ordem vista no primeiro verso. Os ensinos que vêm a seguir são para nós maiores motivos para uma celebração perfeita que devemos fazer continuamente ao nosso Deus. As santas emoções na alegria e festa cristã dão lugar às nossas mentes, porque nos leva à disciplina que cabe a todo povo crente na arte de conhecer melhor o seu Deus. O que o Salmista quer dizer com: “Sabei que o Senhor é Deus...”? Afinal, não entendemos isso? Não é verdade que lidamos com o Deus vivo e verdadeiro? O fato é que nós somos por natureza preguiçosos no que tange às coisas espirituais, pois a nossa constituição pecaminosa nos diz que devemos ficar no conforto de nosso “ninho”, esperando o tempo passar; não queremos nos envolver em disciplina e compreender as verdades. Somos tendenciosos a fazer festas sem pensar; a ser religiosos tendo como base superstição; a achar que se estivermos emocionalmente bem, então Deus está conosco.
        Além disso, vivemos os dias quando tudo tem sido feito na religião para que recusemos a pensar, mas apenas a sentir e com isso sei o quanto satanás ganha vantagem, como vemos ocorrendo nestes dias. A religião moderna é assim, pois tudo ao derredor quer nos levar ao conforto mundano. O pensamento da prosperidade paira em todo ambiente e todos procuram um sistema de vida cristã mais fácil. Assim, procurar saber que o Senhor é Deus realmente nos tira do conforto. O cristianismo atual gosta de mensagens que falam dos benefícios que Deus faz e fez por nós. Queremos ouvir que somos abençoados e que nada de maldição estará conosco; queremos saber que após passar esta brisa mundana teremos o conforto de morar no céu um dia. A natureza adâmica quer que sintamos que Deus está em uma de nossas mãos, enquanto a outra está presa no mundo.
         Mas o Salmo 100, assim como todo ensino bíblico vem nos arrancar dessa impressão que temos de bem-estar aqui. A bíblia vem desinflar a “balão” de conforto que nos mantém pairando nos ares deste mundo perigoso. Assim o Salmo 100 nos mostra que sem o conhecimento cada vez maior do nosso Deus, não seremos capazes de celebrar a Ele: “...Sabei que o Senhor é Deus...”. Como um povo que afirma ser do Senhor não conhece o seu Deus? Não temos desculpas, porquanto somos o único povo para quem Deus se revelou. Não há revelação nas mentiras; não há alicerce naquilo que é heresia. Mas para os crentes há a revelação que dá a eles a mais preciosa bênção que é conhecer seu Deus: “Sabei que o Senhor é Deus”. Tomemos essa ordem do texto e que sejamos encorajados a conhecer o Senhor, porque à medida que avançarmos seremos fortes, corajosos e destemidos num mundo onde a alegria passa e derrete com o tempo. Nunca conheceremos nosso Senhor de forma perfeita, porque é impossível, mas podemos avançar nesse conhecimento; podemos voltar à palavra e desejar de forma ambiciosa conhecer Aquele que nos amou e diante de quem estaremos naquele dia. “Precioso é Jesus para mim, celeste prazer é Jesus conhecer, precioso é Jesus para mim!”

Nenhum comentário: