quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NECESSIDADE DE ACORDO (12)


“Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3
UM ACORDO DE ANDAR COM CRISTO
        O homem que deseja andar com Cristo nesta vida e viver com ele na eternidade, certamente terá que aceitar as condições santas e justas do Senhor. Deve lembrar que ele é Deus; que o amor partiu dele; que a decisão de nos servir veio dele e que ele provou tudo isso ao vir à terra para dar sua vida por imerecidos pecadores. Sendo assim, não passa de atrevimento da nossa parte exigir que Jesus venha aceitar nossas propostas, nossas condições egoístas e prepotentes, a fim de segui-lo. Aliás, alguém com interesses vis e mundanos jamais conhecerão o Senhor, porque ele há de comunicar-se apenas com os humildes e quebrantados.
        O que os pecadores que anseiam andar com ele devem saber é que ele será o Pastor e nós ovelhas. Acredito que muitos que afirmam ser crentes em nossos dias pensam que podem tratar o Senhor como ovelhinha de estimação deles. Quanto engano tem levado milhares ao suicídio espiritual! Cristo veio buscar suas ovelhas e ele atesta esse fato em Ezequiel 34 e João 10. Por esse fato, a alma que deseja conhecer esse Senhor certamente há de sentir-se como ovelhinha, sem qualquer defesa no meio de tantos perigos que cercam os homens neste mundo. O Senhor forte e poderoso prometeu cuidar dos seus; prometeu guiar seu povo nesta vida; prometeu sustentá-las e proteger aqueles por quem morreu na cruz. Então, é arrogância encoberta que leva alguém a pensar e sentir que pode andar com Jesus sem submissão, obediência, respeito e dependência dele nesta vida.
        Também terá que aceitar o fato que andar com ele traz consigo consequências sérias. Falo isso porque sei o quanto milhares começarem bem, mas recuaram; foram e viram de perto a luz brilhante da graça iluminando corações e mostrando a verdade com clareza. Mas o fato é que recuaram. Já lidei com muitos que aparentavam disposição de guerra e prontidão para avançar para enfrentar o mundo, a carne e o diabo, mas recuaram porque tiveram dúvidas e medo. Se quiser andar com ele aqui neste mundo, deve avaliar bem o alto custo dessa disposição de fé e coragem:
        1.     A vontade terá que ser sacrificada no altar. Muitos pensam que se converteram, mas é notável o fato que ainda continuam com seus corações endurecidos e indispostos a submissão às ordens do Senhor. Muitos ainda continuam amando os prazeres deste mundo e sempre estão apresentando desculpas de fraqueza, quando realmente jamais foram quebrantados no íntimo, a fim de obedecer a Cristo e abandonar idolatrias e todo amor à carne. Muitas são as mulheres que nem sequer cogitam o fato que para seguir a Cristo deverão ser humildes e cheias de respeito à autoridade de seus maridos, porque o Senhor ordena que elas sejam assim.
        Mas os homens também não estão fora, porque não têm qualquer interesse em se aproximar do Senhor, a fim de aprender da liderança amorosa dele, para que possam administrar amor às suas esposas. Para eles é melhor levar a vida de forma mais fácil do que tomar para si a responsabilidade de administrar o lar de forma espiritual e ser exemplos de fé e amor para esposa e filhos. Muitos são os jovens e adolescentes que realmente não querem obedecer e honrar seus pais, conforme Deus ordena.
        Por que isso? A explicação é que a vontade do velho homem não foi desmanchada pelo poder da graça; que tais pessoas jamais conheceram o real significado do pecado e a miséria de seus corações terríveis. Como podem afirmar que andam com Cristo e que vão morar no céu com ele, quando aqui desprezou seu comando e não se submeteram ao seu cetro?

        

Nenhum comentário: