terça-feira, 29 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO IV (8)

                

                                                        IGREJA TRIUNFANTE
“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como o exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).
ELA É TRIUFANTE  EM SUA IDENTIFICAÇÃO “...como um exército com bandeiras”.
        Quando examinamos de perto o texto veremos que a lição vai mais longe, porque a igreja carrega consigo sua identificação: “...com bandeiras”. A bandeira de uma nação aparece sempre mostrando de onde um exército vem e que está pronto para representar seu país. Creio que é de imensa importância que saibamos que a igreja representa o céu na terra, porque somos um povo celestial: “Pois a nossa pátria está no céu...” (Filipenses 3:20). A igreja não carrega a bandeira de uma denominação, nem de qualquer país aqui na terra, mesmo que seja uma nação considerada cristã, conforme muitos pensam e afirmam, a igreja verdadeira nada tem a ver com o sistema mundano de vida aqui; a igreja não mira lutar com os homens, derramando sangue e vencendo exércitos estrangeiros. A igreja do Senhor é formada por pessoas de todas as nações e tribos conforme vemos em Apocalipse 5:9,10, por isso não há qualquer razão para que suas batalhas tenham qualquer conotação terrena.
        Mas vale a pena considerarmos esse assunto, porque muitas vezes crentes são levados a pensar e lutar conforme as normas terrenas. Observemos bem que todas as instruções dadas aos crentes para um viver aqui requerem que nossas armas e poder sejam do alto e não da terra. A igreja é chamada a não vingar, odiar, maltratar e ofender os homens. Os ensinos do reino do céu são diametralmente opostos aos ensinos da terra. Quando Pedro puxou sua espada para golpear alguém que estava entre os que prenderam a Jesus, imediatamente nosso Senhor ordenou que Pedro guardasse sua espada. Qual a razão? A igreja carrega consigo as características do céu e é completamente diferente da mentalidade terrena.
        A igreja representa seu Rei – o Senhor da glória. A igreja está subordinada àquele que viveu e morreu sendo manso e humilde de coração; a igreja pertence àquele cujo reino é espiritual e com padrões opostos aos nossos costumes. Aqui o que comanda tudo é a força e a esperteza. No reino de Deus o que comanda é a humildade e disposição de servir. No reino de Deus, o mais forte é o mais fraco; o mais forte é aquele que se humilha e obedece de coração às ordens do Senhor, conforme ele ordena em sua palavra.
        Outro detalhe, é que os recursos da igreja estão lá no céu e não aqui. A igreja continuamente sobe às alturas em oração, súplica e rogos, a fim de buscar suprimento de força, vigor, poder, misericórdia, etc. a fim de conquistar o que precisa. A igreja em Jerusalém conquistou a libertação miraculosa de Pedro apenas com oração (Atos 12). A igreja tem vencido batalhas incríveis pelo poder do evangelho; a igreja tem obtido a destruição de heresias, de mentiras, maldades e crimes, apenas no poder da oração e da pregação do evangelho. Forças do mal têm marchado contra a igreja, no anseio de destruí-la, mas tem sido no poder do Espírito de Deus que essas forças têm sido massacradas e destruídas. Nações e tribos foram conquistadas; idolatrias banidas, crimes desfeitos e lares refeitos, apenas com o poder que a igreja tem na sua comissão em orar e pregar a mensagem santa, num mundo dominado pelas forças das trevas.

        Quem pode contra esse povo celestial? Quem pode contra aqueles que nasceram do alto? Quem pode contra o povo eleito, em quem habita o Espírito de Deus? Quem pode contra aqueles que estão para sempre seguros e cercados pelo eterno amor de Deus? Que mundo insensato! Como pode ignorar um povo que realmente quer o bem da humanidade? Não fica claro que essa hostilidade vem do pecado? Não está evidente que a liderança deste mundo cruel vem do maligno?  

Nenhum comentário: