terça-feira, 1 de novembro de 2016

NECESSIDADE DE ACORDO (1)

                                        
“Andarão  dois juntos se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3
INTRODUÇÃO:
        Creio que esse texto tão conhecido chega até nossos corações, a fim de nos surpreender com tremendas e eternas verdades. Devemos saber que esta vida exige que tenhamos acordo para viver e andar com outro. Por incrível que pareça, não há qualquer possibilidade de alguém andar sozinho aqui; cada um de nós está lado a lado com alguém. É assim no casamento, nas amizades etc. porque precisamos de alguém ao nosso lado. Esse relacionamento, entretanto só acontece porque há acordo, porque normalmente há uma ligação em comum e normalmente um fortalece ao outro. Minha esperança é que o tema venha despertar a atenção de cada um aqui, porque é bem claro que estamos presenciando as mais profundas manifestações das mentiras diabólicas em nossos dias, trazendo aos homens um cenário de iminente destruição e satanás tem lutado para um acordo entre o bem e o mal; o pai da mentira tem feito tudo para dizer que os homens no pecado estão andando com Deus; elementos perigosos estão afirmando que Deus é um paizinho de todos e que ama a todos e que profanos e rebeldes hão de morar com ele no céu e que são bem recebidos após a morte deles.
        Mas o próprio livro de Amós mostra o quanto os homens modernos estão sendo levados por uma forte correnteza de engano em nossos dias. Amós foi um profeta que viveu nos dias do profeta Isaías e sua mensagem foi dirigida à nação do sul, tendo Jerusalém como capital e Uzias como rei, como também foi dirigida ao reino do norte que tinha Samaria como capital e Jeroboão (não se refere ao mesmo Jeroboão conforme o relato de 1 Reis 11, 12, 13 e 14). Enquanto o reino do norte tinha se fortalecido na idolatria e culto a baal, eis que o reino do sul tinha se fortalecido no orgulho, devido a prosperidade do povo. Mas o que acontecia com os dois reinos era que ambos acreditavam que tudo estava bem, que não havia maldades em suas obras e que Deus estava satisfeito com todos.
        Mas a pregação dos profetas como Amós e Isaías era completamente diferente, pois aqueles homens advertiam o povo e lutavam incansavelmente para trazê-los de volta para obediência e adoração ao Deus da aliança. E é exatamente isso o que Deus diz no verso 2 do cap.3: “De todas as famílias da terra só a vós outros tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades”. O que Deus estava querendo dizer? Ele estava declarando que eles estavam enganados pelos seus corações endurecidos; que eles não estavam andando com Ele, porque não havia acordo; que eles não podiam andar com Deus e ao mesmo tempo andar de comum acordo com suas vaidades, ambições e com seus ídolos. Deus estava afirmando por meio dos profetas que eles foram chamados para andar com ele; que Deus havia feito uma aliança com eles para ser o Deus deles e que eles eram responsáveis por isso.

        É com essa introdução que quero ressaltar a todos os meus leitores que não há possibilidade de andar com Deus neste mundo sem que haja acordo. Com isso quero afirmar o quanto muitos estão abarrotados de engano; que o Jesus que eles conheceram não é o Senhor da glória; que é satanás enfeitado e disfarçado, se apresentando a eles como se fosse o salvador. Por essa razão importa que enfrentemos essa verdade, que lutemos para mostrar a verdade, a fim de que seus olhos sejam abertos e que possam ver o perigo. O caminho para o inferno é bem pavimentado de religião e de confortos, mas não deixa de ser o caminho largo que conduz à perdição. Nosso Senhor convida pecadores ao arrependimento, a fim de que eles passem a andar com ele até a morte, por um caminho difícil, de lutas, tristezas, perseguições, até a chegada ao céu. Andar por esse caminho significa que houve acordo com o salvador e Senhor.

Nenhum comentário: