quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO III (8)

A SUA PERFEIÇÃO
“Quem é essa que aparece...brilhante como o sol...?”  (Cantares 6:10)
A IGREJA - PERFEITA EM CRISTO.
Mais do que tudo, nosso Senhor em amor pela sua igreja veio e cumpriu perfeitamente as santas e justas exigências da lei. Nunca houve nem haverá qualquer homem capaz  de satisfazer a lei santa de Deus, porque todos os homens um dia quebraram a lei, conforme está escrito que todo pecado é transgressão da lei. Por essa razão todo período da lei, desde Êxodo até a história da cruz em nada brilha uma história de amor e conquistas do homem em relação a Deus. Tudo o que transborda nessa época é maldição e não graça. Mas nosso Senhor aparece para mostrar a lei em sua glória, profundidade e perfeição, conforme vemos no Sermão do Monte (Mateus caps. 5,6 e 7). 
O que nosso Senhor fez? É simples: “Aquele que não conheceu pecado...” (2 Coríntios 5:21). Eis aí o que significa cumprimento da lei. Jesus não chegou a 99 por cento, mas sim 100 por cento em cumprir a lei, porque o Filho de Deus foi Homem perfeito em todos os sentidos. Por essa razão a igreja está livre dos terrores da lei, conforme os ensinos de Paulo na carta aos Gálatas. A igreja foi unida a Cristo, identificada com seu Senhor ali na cruz, no sepultamento e ressurreição. Sendo assim qualquer acusação contra o povo remido cai sobre o Senhor da glória. Também, a igreja está livre dos rigores e exigências da lei, conforme as demandas da lei de Moisés, para que agora de coração manifeste o novo homem em Cristo, manifestando ao mundo a perfeita justiça atribuída aos salvos (Romanos 6:18).
Assim, a igreja é perfeita nele. Mesmo que o mundo não veja assim; mesmo que os crentes experimentam dia a dia as lutas, provações e perseguições; mesmo que tudo por fora está indicando que o mundo parece ser melhor do que os salvos. Mas isso não muda a verdade daquilo que ocorreu na cruz; isso não desnuda a igreja da perfeita veste branca do Filho de Deus; isso não atrapalha em nada o fato que todo povo salvo foi aceito pelo Pai. É nessa perfeição em Cristo que os santos caminham conquistando aqui a perfeição. Em Cristo alcançamos a excelência, Cristo em nós é motivo de nossos triunfos constantes, para que nosso viver pareça com ele. 
O que Deus realizou na eternidade e ratificou tudo isso na cruz é experimentado diariamente pelos salvos num viver de fé que se estrutura na verdade revelada. Nunca encontraremos um verdadeiro crente se erguendo em orgulho de uma perfeição, porque os genuínos crentes estão conscientes de sua condição nesse corpo e natureza enfermados pelo pecado. Mas eles são perfeitos em Cristo e são os perfeitos que buscam perfeição, enquanto os sujos se tornam ainda piores em sua condição perante Deus. A luta diária por um viver que agrada a Deus é manifestação dessa busca pela perfeição; as lutas, choro e angústia dos crentes mostram o quanto são soldados numa guerra; o anseio pela chegada ao céu é prova clara que eles querem alcançar a perfeição final, quando lá encontrarão com seu Senhor e serão como ele é. 
Tudo isso foi obra da soberana graça, Deus atuando em pecadores, a fim de que homens e mulheres salvos fossem feitos em Cristo, justos, filhos, amados e agradáveis. Pode alguém desmanchar os grandes feitos da graça? É impossível. O terreno onde os santos pisam é de rocha; as promessas são inabaláveis e a fé significa que os olhos do coração foram abertos para ver o que antes jamais poderiam ver. Sem isso é impossível ser crente; sem essa atuação maravilhosa não há homem que consiga ser o que Deus requer; sem essa ligação eterna com o majestoso Filho de Deus os homens jamais mostrarão que seus corações foram mudados e santificados para serem o que somente o salvo pode ser.

Nenhum comentário: