sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO IV (2)

                             

                                                        IGREJA TRIUNFANTE
“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como o exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).
ELA É TRIUNFANTE POR SUA AUTORIDADE: “formidável ou imponente”.
        Tendo introduzido o assunto, resta que agora possamos compreender e aplicar essas verdades tão impressionantes em nossas vidas. Estamos lidando com verdades eternas, as quais estão infinitamente acima de qualquer entendimento, porque lidamos com a revelação que nos foi dada. A igreja não é um empreendimento humano; não é uma invenção de uma cúpula de religiosos ou eruditos teológicos. A igreja, conforme o ensino das Escrituras é resultado do amor gracioso e misericordioso de Deus; é fruto do majestoso e penoso trabalho do Senhor Jesus ali na cruz. Por essas razões devemos nos aplicar de coração a compreender que não há privilégio maior para alguém do que fazer parte dessa obra magnífica da graça salvadora que alcançou e alcança milhões e milhões de pecadores neste mundo em toda história.
        A primeira lição aparece no próprio texto revelando a igreja como sendo triunfante, por causa de sua autoridade. A autoridade e poder da igreja são resultados da autoridade e poder do Senhor Jesus, assim como um homem rico passa sua autoridade para sua esposa. A verdade é que a igreja está peregrinando numa região que não é dela, assim como Israel peregrinou do Egito à terra prometida, pisando em solos que pertenciam a outros povos. Assim é a igreja neste mundo. Não fosse o poder gracioso do Senhor que protege e ampara seu povo, certamente toda igreja seria esmagada pelo ódio esmagador do diabo usando seu mundo pervertido. A igreja sabe disso; a igreja está consciente de que o mundo e sua organização não lhe pertencem; a igreja não está aliada a este sistema de vida porque sabe que sua cidadania está no céu (Filipenses 3:20).
        Mas isso não apaga a igreja, não paralisa seu avanço nem diminui sua importância. O mundo jaz nas mãos do maligno, mas a terra não, ela pertence ao Senhor: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela habita” (Salmo 24:1). A igreja aqui cuida dos interesses do Senhor, servindo a ele conforme sua vontade, a fim de proclamar ao império inimigo que a glória toda lhe pertence e que o fim do diabo e seu sistema satânico está chegando ao fim. O que faz a igreja revestida de autoridade é que ela pisa firmemente o solo da verdade; sua estrutura debaixo dos pés é a Rocha dos séculos; sua posição de justa e pura está estabelecida para sempre, porque nada veio da igreja, mas sim da sublime conquista que o Senhor alcançou na cruz. O povo que foi arrancado da tirania e escravidão do diabo é um povo aceito por Deus como sendo perfeitamente justo e aceitável aos seus olhos.
        Por essa razão toda tentativa de satanás em amaldiçoá-la é vã. Ele luta inutilmente, até mesmo chegando à presença de Deus, a fim de acusar os crentes, mas, todo seu labor se depara com a presença daquele que justificou e purificou a igreja, para tornar advogado de um povo remido (1 João 2:1). A igreja avança neste mundo como o sol avança desde o nascente até ao poente; a igreja do Senhor é intrépida como leão e não recua jamais. Então, a presença da igreja no mundo é um espetáculo que enche os olhos dos anjos e paralisa o reino do pai da mentira. Satanás jamais contava com isso. Sendo levado pelo engano do pecado, jamais o deus deste sistema passageiro imaginava que enfrentaria entre os homens algo que é indestrutível.

        Toda lição visa mostrar que essa é a igreja do Senhor. Então, aquele que pensa que faz parte da igreja, mas seu coração é mundano e aprisionado às paixões da carne, realmente desconhece o caráter santo e justo desse povo que marcha vitoriosa e triunfante, rumo à glória eterna. 

Nenhum comentário: