quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO IV (1)

                           

                                                        IGREJA TRIUNFANTE
“Quem é esta que aparece como a alva do di, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como o exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).
INTRODUÇÃO:
        Creio que esse verso de Cantares é de uma profundidade inatingível por todos quantos se aventuram a conhecer as maravilhas da palavra de Deus. A razão principal é que nós somos extremamente limitados para atingir as verdades eternas, especialmente no que tange àquilo que nos foi dado acerca da igreja. Já pudemos ver a igreja e sua confissão; a igreja e sua beleza; a igreja e sua santidade. A partir de hoje me proponho a aventurar-me em expor o tema que o final desse verso nos desafia a ver, isto é, “a igreja como um povo triunfante, conforme nos mostra a frase: “...formidável como o exército com bandeiras”.
        Todos os crentes devotados à verdade revelada hão de entender que a igreja do Senhor neste momento de tantas trevas parece ser mais derrotada do que triunfante. Parece que as forças das trevas têm destruído a igreja e mostrado que o mal é vitorioso contra a verdade, a justiça, a piedade e a santidade. Mas não podemos avaliar a situação atual como se estivéssemos olhando as nuvens que no momento escondem o sol, porque elas logo sairão e o brilho da grande estrela mostrará ser ela a mesma, cheia de glória. É assim com a igreja neste momento, porque o fato que ela mais parece distante e mórbida, em nada desfaz o fato que ela é o que, gloriosa, perfeita e triunfante. Se a contemplarmos do ponto de vista mundano, certamente estaremos mostrando o quão ignorantes somos e que realmente não temos a fé bíblica que vê as coisas do ponto de vista de Deus.
        Quero analisar esse assunto vendo de outro ângulo. A igreja que é o povo de Deus na terra sempre passou por períodos iguais a este. No dias de Isaías o povo de Deus foi visto na linguagem do próprio Deus assim: “A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada” (Isaías 1:9). Por que isso? A razão é mostrada pelo fato que naqueles dias a prosperidade material trouxe consigo uma clara demonstração de hipocrisia religiosa, carnalidade, tentativas inúteis de enganar a Deus com atividades e idolatrias. E assim tem sido a história do povo de Deus, porque depois de grandes avivamentos e manifestações da graça salvadora de Deus, eis que a igreja enfrenta momentos terríveis devido as intensas lutas de satanás, na tentativa de denegrir a palavra de Deus e perverter tudo com suas mentiras. Basta que leiamos a história da igreja para que pensemos que em determinados período a igreja nem sequer mostrasse sinais de vida.
        Porém, não quero me avançar na história, mas sim na verdade que nos foi entregue, porque a igreja é mostrada como sendo um povo triunfante em toda Escritura. Noutra tradução o verso de Cantares diz: “...imponente como um exército com bandeiras”. Isso significa que a igreja de Deus marcha de forma triunfante, em plena submissão a Deus. Foi no meio das trevas que os fieis do Senhor sempre apareceram para brilhar como estrelas num mundo perigoso e cruel. Os verdadeiros santos sempre se mostraram invencíveis, cheios de fé e de coragem. Tomemos como exemplo o período quando Israel estava na Babilônia; quando a face graciosa de Deus parecia distante e indiferente à situação do seu povo. Foi nessa circunstância cruel que brilhou a glória do Senhor através da vida de homens como Neemias, Daniel e seus amigos, Esdras e Ester.

        A igreja não tombou nem tombará ante o tiroteio dos inimigos, porque ela tem a vida que há no Filho; ela é mais do que vencedora e o mundo, a morte e o inferno jamais poderão destruir aquela que foi comprada e resgatada para pertencer ao Senhor que tanto amou sua noiva.

Nenhum comentário: