quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO III (9)


                                       A SUA PERFEIÇÃO

“Quem é essa que aparece...brilhante como o sol...?”  (Cantares 6:10)
A PUREZA DA IGREJA RECONHECIDA.
        Pretendo deixar firmada a verdade acerca da perfeição da igreja em sua ligação eterna com o seu Senhor. Sendo a bíblia nossa única autoridade de fé e prática, então precisamos voltar de coração para o livro de Deus, a fim de conhecer essas verdades que enchem nossos corações de confiança e de alegria. Não estamos tratando de entidades religiosas; não estamos lidando com aquilo que nós aqui podemos ver e opinar, mas sim de verdades eternas acerca desse grande monumento erigido pelo Senhor: “... edificarei a minha e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
        O próprio Deus, o Pai reconhece a igreja, porque foi ele mesmo quem escolheu um povo para si e quem enviou seu Filho, a fim de que viesse ao mundo para morrer e salvar seus escolhidos. Nada foi feito num desejo aparte; nada foi feito sem qualquer planejamento. A igreja não é resultado de uma decisão ulterior, porque tudo ocorreu sob o conselho de Deus, conforme vemos em Efésios cap. 1. Também, aqueles que o Pai entregou ao Filho são amados do Pai eterno; os salvos se tornaram filhos de Deus pelo novo nascimento, e agora são ousados em chamar o Pai do Senhor Jesus de Pai. Isso significa um relacionamento filialmente eterno e que tais almas salvas são bem-vindas e aceitas por Deus. Em tudo isso vemos o Pai sendo glorificado pelo sobre-excelente trabalho do Filho: “Para o louvor da glória da sua graça”.
        É óbvio que o Espírito de Deus também reconhece a igreja como sendo perfeita. Aliás ele foi enviado pelo Filho, a fim de realizar o soberano trabalho aqui em vivificar as almas, como ele realmente sempre fez e está fazendo. É impossível ler o livro de Atos sem perceber o quanto foi milagrosa a obra do Espírito Santo de Deus usando sua palavra e realizando feitos incríveis na salvação de pecadores no mundo inteiro. Não somente isso, o próprio Espírito Santo veio para habitar permanentemente em cada crente. Por que isso? Porque só ele pode nos guiar em toda verdade conforme a promessa do Senhor feita em João 16:13. E em Romanos 8:26 Paulo afirma que o Espírito de Deus nos assiste em nossa fraqueza. Enfim, o Deus triuno reconhece a igreja santa e gloriosa porque ela é resultado do amor de Deus. Se Deus o Pai amou esse povo, é certo que o também o Filho e o Espírito amou também e assim as três Pessoas benditas estão envolvidas nessa grande obra da salvação (1 Pedro 1:3).
        O mundo iníquo também reconhece a igreja como sendo perfeita, por esse fato este sistema maligno tanto odeia os santos de Deus: “...por isso o mundo vos odeia (1 João 3:1). E Jesus mesmo afirma que esse ódio foi direcionado primeiramente a ele (João 15:18). E os crentes sabem disso porque os verdadeiros crentes sempre foram e são perseguidos por um sistema que odeia a justiça de Cristo vista nos salvos: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça...” (Mateus 5:10). Qualquer sistema religioso bem aceito pelo mundo não é proveniente de Deus, mas sim do próprio esquema diabólico para trazer confusão às multidões. Por essa razão nenhum crente deve esperar qualquer atitude benevolente num ambiente de mentiras e de ódio contra Deus: “...no mundo tereis aflições” (João 16:33).

        Mas tudo isso indica que a igreja é gloriosa, por isso Pedro afirma que quando os crentes estão passando por lutas e injustiças deste mundo, é sinal de que eles pertencem a Deus e por isso devem alegrar. Que nossa atitude seja de coragem e de ânimo em perseverar firmes no andar, porque avançamos mais e mais rumo à perfeição; à cada dia estamos mais e mais perto de encontrar nosso Senhor, a fim de estar com ele para sempre.

Nenhum comentário: