segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO IV (3)

                      

                                                        IGREJA TRIUNFANTE
“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como o exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).
ELA É TRIUNFANTE POR SUA AUTORIDADE: “formidável ou imponente”.
        A igreja também está coberta da glória de Cristo. Ela é a escrava resgatada; ela foi tirada da imundície, da miséria e da condenação. Conforme vemos em Ezequiel 16 na descrição daquela mulher, a igreja estava na mesma situação, pois o pecado a desfigurou e anular toda glória da criação. Mas agora tudo é diferente, porque a igreja pela graça reflete a glória do Senhor Jesus. Mediante a salvação não há mais culpa, nem condenação, nem vergonha, nem qualquer motivo para o motejo e difamação do diabo e do mundo. Tudo aquilo que Cristo conquistou na cruz e na ressurreição cobre agora a igreja, tornando-a maravilhosa e encantadora para  sempre. Diante desses fatos incontestáveis, eis que o mundo teme a presença da igreja, porque não há possibilidade de destruí-la, amaldiçoa-la e corrompê-la. Uma igreja local pode se manchar por causa da presença de elementos estranhos em seu meio, mas a igreja vitoriosa já foi completamente purificada e santificada para ser daquele que a comprou e a chamou para si mesmo.
        A igreja também é invencível por causa da fé. O Deus da igreja é invisível; suas armas não são as mesmas utilizadas aqui neste mundo. A igreja mira algo que o mundo não pode contemplar, porque vive da aparência. O povo salvo compõe os heróis da fé, aqueles que agem completamente diferentes. O heroísmo do mundo não passa de mitos e de sonhos. Mas não é assim com a igreja, porque sua história é real, suas conquistas provam que ela luta por justiça, santidade, retidão e piedade. Ela não tem como base as emoções, porque é um modo de viver flutuando na carne. Ela tem como base a palavra e se estabelece, firmando sua fé e seu amor num mundo onde nada tem da verdade. Por essa razão a igreja é invencível aqui. Ela crê naquilo que o mundo não pode crer; ela caminha por uma estrada pela qual o mundo louco não consegue trilhar; ela avança certa e convicta para seu lugar de glória permanente. Ora, esse estilo de vida é completamente estranho para os mundanos, porque eles não têm visão dessas coisas que somente os que creem podem contemplar.
        Sendo assim, eis que a igreja realmente causa admiração: “Quem é esta?”, a mesma admiração que os homens tiveram de Cristo: “Quem é este?”. Os santos que compõem a igreja são homens de outra pátria – a celestial (Filipenses 3:20). Isso significa que cada pessoa não crente olha com desdém e ódio para a igreja; o mundo se ajunta para estraçalhar a igreja; os mundanos rangem os dentes como cães, furiosos e prontos para agarrar e matar o povo de Deus e só não fazem isso porque Deus não permite. Mas o fato é que como Saulo de Tarso cada um deles respira ameaças e mortes contra os santos de Deus.
        Também, a igreja é misteriosa e inexplicável para o mundo. Eles podem explicar as religiões existentes, mas no que tange à igreja, é uma matéria que não entrará nos currículos das escolas e faculdades. O único livro que conta a história da igreja é a bíblia e mesmo assim tal história só pode chegar ao nosso entendimento mediante os ensinos dados pelo Espírito de Deus. Caso contrário a palavra de Deus será um livro obscuro e impossível de ser entendido até pelos mais inteligentes e religiosos. Então, a igreja é conquistadora, ela avança para a glória e não quem possa impedir sua jornada; não há quem possa destruir a igreja, porque sua conquista foi efetuada de uma vez por todas ali na cruz e na ressurreição. Aqueles que são salvos são os que mostram aqui no ver que de fato pertencem a igreja de Deus.

        Diante de tudo isso não devem os crentes andar em santo temor e humildade?

Nenhum comentário: