segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO III (6)


                                       A SUA PERFEIÇÃO

“Quem é essa que aparece...brilhante como o sol...?”  (Cantares 6:10)
A IGREJA - PERFEITA EM CRISTO.
        Meu desejo é que o povo de Deus conheça o Senhor com temor, porque sem esse conhecimento a igreja será fraca e inoperante num mundo tão carregado de mentiras, e com mais novas mentiras religiosas chegando. O povo de Deus é forte quando se achega ao santuário no conhecimento do seu Senhor. É claro que tudo isso só será real fundamento no viver quando todos manifestarem humildade e disposição de obediência. Caso contrário todo conhecimento teológico será transformado em motivos para nosso orgulho próprio.
        Mas agora é o momento para que vejamos como a igreja se tornou perfeita no Senhor: “...aparece...brilhante como o sol...?”.  A lição mais importante que a igreja precisa conhecer é que Cristo amou seu povo. Na posição de noiva a igreja precisa ouvir pela fé acerca desse amor. O cristianismo moderno quer ressaltar o amor do povo por Deus; quer mostrar o quanto os homens têm afeição por Deus. Mas tudo isso não passa de mentiras e de tentativa de manipular as mentes com emoções e sensacionalismos espirituais. O que palavra de Deus enfatiza é o amor de Deus pelo seu povo: “Com amor eterno eu te amei...” (Jeremias 31:3). É Deus quem comunica seu amor incondicional aos salvos e não ao contrário. A igreja nunca haverá de amar a Cristo como Cristo a amou. A única forma que o povo de Deus pode demonstrar seu amor ao Senhor é por meio de sua submissão e obediência pela fé a ele, assim como um homem ama sua esposa, mostrando isso pela forma como a conquistou e como cuida e trata dela.
        Sendo assim sei que preciso lançar o firme fundamento da nossa fé. É claro que para meus leitores, muito daquilo que passou aqui já é bem conhecido. Mas faço questão que essas verdades sejam repetidas porque a nossa tendência é esquecer delas. A carne, o mundo e o diabo sempre aparecem como os três mosqueteiros, como heróis para mostrar que são mais habilidosos e mais capazes. Mas a Palavra de Deus aparece para anular todo esse “heroísmo” que ousa desafiar os céus e a autoridade do livro de Deus.
        Não podemos esquecer que a bíblia é o único livro que abre as portas para a eternidade, a fim de nos mostrar o que Deus fez a fim de conquistar um povo para si, como isso está ocorrendo agora e como será revelado perfeitamente no futuro, quando este mundo perverso e sujo será destruído pela manifestação da vinda de Cristo. Não adianta tentar fugir disso, porque seremos infelizes e nada teremos debaixo dos pés, a fim de erguer o monumento da glória de Cristo neste mundo. A doutrina da eleição realmente nos leva à humilhação; realmente nos põe no pó, porque ofende a nossa corrompida natureza que desde a queda ousa desafiar Deus e achar que pode fazer alguma coisa por Deus.
        Mas quero aqui levar meus leitores a compenetrar em Efésios 1, porque o que Paulo faz ali é lançar o firme fundamento da fé cristã, a fim de que a igreja em Éfeso pudesse praticar os santos ensinos passados em toda carta. O que Paulo diz logo no início é que a igreja é resultado de uma vocação divina antes da fundação do mundo (1:4) e que a igreja toda foi aceita no amado (1:6). Não foi uma iniciativa de meu amor, de minha decisão por Cristo, mas sim de uma decisão tomada por Deus antes que houvesse criado o universo, os homens e os anjos. Por essa razão é que almejo mostrar o quanto a igreja é graciosa, bela, perfeita e plenamente aceitável perante Deus, porque ela foi amada por Cristo e nosso Senhor provou seu amor em favor desse povo.



Nenhum comentário: