terça-feira, 19 de abril de 2016

PECADORES PERANTE UM DEUS SANTO (9)




“Mas ele vos dirá: Não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades” (Lucas 13:27)
OS PRATICANTES DA INIQUIDADE: “...vós que praticais...”
        Caro leitor, por último vamos averiguar o que o texto no final está nos ensinando, porquanto o juízo vem claramente aos que praticam a iniquidade e nem sequer menciona a natureza das iniquidades. É óbvio, porque iniquidade significa exatamente iniquidade, não importa se não parece ser algo pecaminoso aos olhos dos homens ou não. Qualquer iniquidade é quebra da lei, por isso jamais ficará sem qualquer punição aquele que se atreve a viver e continuar vivendo no pecado. Alguns pensam que não precisam de mudança da natureza, mas como estão iludidos! Sem uma obra miraculosa de Deus no coração não há como esperar mudança no homem, assim como não podemos esperar que um porco tenha deixado de ser um suíno, somente porque está comendo ervas ao invés de imundícies.
        Sendo assim preciso afirmar aqui que a prática da iniquidade indica exatamente o que dito acima. Não há qualquer esperança para o homem, a não ser que Deus faça uma obra transformadora no viver dele. Lembremos bem caro leitor, que a natureza humana não somente é enganosa, como também é corrompida. Alguns pensam que houve mudança em suas vidas, somente porque passaram a frequentar uma igreja e ali aprenderam algumas práticas religiosas. Quão enganado vivia Nicodemos em sua religião, até que Cristo trouxe a ele a verdade de que ele precisava nascer de novo, caso contrário não herdaria o reino de Deus (João 3).
        Caro leitor, nada daqui pode conferir qualquer mudança no coração. Homens e entidades religiosas podem chegar até à “sala” de nossas vidas; podem nos enfeitar com atividades que parecem ser divinas; podem inflar a carne de programas e sacrifícios religiosos. Mas a verdade é que o segredo de tudo está no coração. Creio que você pode lembrar-se do que disse Davi, depois que fora confrontado em seu pecado pelo profeta Natã. No Salmo 51 verso 6 ele confessou que Deus requer a verdade no íntimo. Quanta verdade tão desconhecida em nossos dias!
        Outros pensam que houve mudança só porque deixaram alguns vícios, ou mesmo porque agora podem desfrutar melhor de um viver sociável mais agradável. Caro amigo, tudo isso é engano, porque os homens podem ir longe nos aparatos de uma vida religiosa e social que garante um sistema de vida mais saudável e cheio de felicidade. Tem entidades hoje que fazem dos homens elementos incrivelmente diferentes, cheios de reputação e ilibados. Mas o que acontece é que eles falam de Deus, falam da Bíblia, falam de amor e usam refrões religiosos, mas nada disso indica que a pessoa deixou a prática da iniquidade. Se persistir nesse engano do pecado, não demorará em que a pessoa seja presa nas armadilhas daquilo que ninguém percebia, mas que lá dentro, no íntimo fervia como uma panela ao fogo.
        Eu mesmo nasci e fui criado num ambiente tradicionalmente Batista; fui levado à igreja desde criança, mas não era um crente. Vivia no mundo, era do mundo, mesmo que não cometia sérios pecados. Mas meu coração não era do Senhor, mas sim do pecado. Até o dia quando o Senhor me atraiu e me chamou por Sua graça para ser Dele para sempre. Foi esse o testemunho que Paulo deu em Gálatas acerca de sua salvação, pois no cap. 2 ao defender seu ministério apostólico, Paulo simplesmente disse que foi Deus quem lhe chamou e salvou, transformando seu coração pela fé, a fim de viver em Cristo e para Cristo.
        Então amigo, lembre-se que se não houve novo nascimento no viver, então a vida é a mesma no pecado. Mesmo que você esteja longe de terríveis e hediondas práticas feitas pelos homens neste mundo. Corra para Cristo agora, pela fé, crendo Nele como seu Senhor e Salvador.

Nenhum comentário: