quinta-feira, 7 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (2)



                             
“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
INTRODUÇÃO:
        Amado leitor, permita-me permanecer um pouco mais nessa parte introdutória. Espero que eu não seja enfadonho, porque anelo mostrar quão perigoso e letal o evangelho moderno. Na realidade a mensagem moderna proclama vaidade; proclama o mundo e mantém as almas iludidas neste vale. O que vejo em nossos dias é uma amostra clara daquilo que o mundo pode produzir. Não há qualquer sinal de santidade, de uma disposição de abandonar o mundo e de agradar a Deus. Não vemos humildade nos chamados crentes, mas sim uma procura por meios espirituais que financiem suas paixões.
        Mas, à luz de toda Bíblia, especialmente nesse Salmo 24 vemos o contrário. Vemos o que Deus faz em homens e mulheres, cujos corações foram abertos por Deus, a fim de que o Rei da glória entre: “Levantai-vos, ó portais eternos...!”. O Salmo 24 nos mostra quem poderá subir para estar com Deus; mostra que homens e mulheres só poderão habitar com Deus em Seu santo lugar, se eles não entregarem suas almas à vaidade, porque a alma entregue à vaidade ainda está aprisionada a esta vida aqui, ama o mundo e não tem o amor de Deus em seu coração. Creio que o texto é profundamente revelador e exigirá de nossa parte profundo temor e disposição humilde para entendê-lo.
        O termo “vaidade” é um dos vocábulos que mais aparece na linguagem bíblica. Aliás, o assunto é o tema do livro de Eclesiastes. Todo propósito desse livro inspirado é mostrar a nulidade desta vida, de que tudo termina em nada, de que todo esforço do homem para obter os bens, a fama e a glória humana é como fumaça que logo desaparece. Salomão diz que lutou para ter tudo o que seus olhos queriam, tudo o que seus desejos anelavam adquirir. Ele não roubou para isso, ele trabalhou incansavelmente para conquistar e realmente conseguiu. Mas qual foi o resultado? “...e vim a saber que também isto é correr atrás do vento” (Eclesiastes 1:17).
        Sendo assim de tamanha importância, então exige de nossa parte que atentemos bem para essa verdade que nos foi entregue. Quem não é crente em Cristo, quem não foi salvo mediante o poder do sangue do Filho de Deus, certamente está enrolado na vaidade, está trabalhando para o nada e verá isso tardiamente, caso não se arrependa. Mas também os crentes estão em perigo de se envolverem nesse programa enganador que envolve nossa carne. Por essa razão Paulo escreveu em Efésios 4:17: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos”.
        Veja bem caro leitor, que os crentes estão cercados desse poderoso sistema enganador que milita no coração do homem natural. Significa que se andarmos como andam os gentios, estaremos sendo fisgados pela vaidade da carne. De alguma forma satanás e o mundo nos pegou e enfeitiçou nossos olhos. Caro leitor, nós estamos vivendo esse período excessivamente maligno; estamos como que mergulhados nesse programa enganador. Por essa razão vemos muitos crentes abandonando a Palavra, para buscar uma religião sentimentalista; vemos uma forte atração pelo mundo dominando a mente de milhares que se dizem crentes. É claro que o Senhor usa Sua Palavra para um despertamento.
        Por essa razão vou me esforçar em ajudar o povo de Deus, mas sei que somente aqueles que amam a Palavra de Deus desejarão afastar-se desse “presente século mau” (Gálatas 1:4), a fim de agradar ao Senhor. O mundo jaz no maligno e nosso dever é não nos amoldar a este sistema escravizador e controlador da mente e das emoções.

Nenhum comentário: