quinta-feira, 28 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (13 de 13)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
COMO A ALMA ENCONTRA LIBERTAÇÃO?
        Amado leitor, quantas almas estão presas a este sistema mundano! Quantas almas estão abandonadas, sem qualquer conhecimento de Deus! Quantas almas enfrentando a dura solidão e arrastadas para as atividades perversas e enganosas da carne! A Bíblia fala acerca daqueles que jamais foram salvos, que eles vivem sem Deus no mundo (Efésios 2:12). O que podemos fazer para socorrer tais pecadores? Sem Cristo e sem a perfeita salvação é certo que não habita no homem o Espírito de Deus. A presença do Espírito da glória é o selo da aceitação de Deus e a certeza de um final bem-aventurado. Sem essa maravilhosa atuação da graça de Deus na vida, certamente a alma está entregue à vaidade.
        Então, o que me resta agora é tentar ajudar meus leitores que estão à procura da verdade. Em primeiro lugar é necessário que o pecador pare de tentar manipular Deus; pare de tentar forçar a situação e dizer para si mesmo que tem Jesus, que é um salvo e que irá para o céu. Conheci alguém assim, pois afirmava categoricamente ser salva, mas era perceptível em seu viver que era uma alma entregue à vaidade e que era totalmente aprisionada às paixões deste mundo. Nada havia em seu viver que mostrasse fruto de justiça e desejos por agradar a Deus em santidade de vida. Se quer a salvação deve primeiramente reconhecer sua perdição e a necessidade do Salvador.
        Em segundo lugar reconhecer que não há outro Salvador fora de Jesus. Milhares querem Jesus, mas na verdade está pondo seu confiança neles mesmo. Mas é bom saber que nosso Senhor veio ao mundo para libertar os cativos e oprimidos do diabo. Nada há aqui que possa libertar qualquer pecador desse sistema de engano e vaidade, que tanto entorpece a alma. Quanto mais longe do Salvador é tendência é piorar e encher a alma de toneladas de peso mundano. Veja o ladrão que morreu sem a salvação, conforme Lucas 23. Mesmo à beira da morte a vaidade lhe dominava, lhe enchia de orgulho e lhe mantinha na escuridão. O conhecimento que ele tinha do Salvador era um miserável conhecimento. Para ele Jesus não era o Salvador prometido, porque não podia sair-se daquela condição de crucificado. Suas palavras mostravam essa condição: “Salva a ti mesmo...”.
        Percebe-se que na vaidade tudo é completa escuridão e escravidão. Os homens no pecado desconhecem o peso do pecado e pensam que estão livres, soltos e que nada os impede de serem felizes. Vão assim até que a situação mude e eles vejam que estão amarrados pelo poder do pecado e da morte. A única solução é correr para Cristo, é clamar pela salvação; é invocar o nome do grande Salvador e Senhor, a fim de que escape dessa prisão, onde sua alma está emaranhada. Não há nada fora do Filho de Deus, que possa libertar a alma da angustiosa situação na qual se encontra. Foi a misericórdia do Senhor que achou Saulo de Tarso e abriu seus olhos para ver que mesmo sendo religioso e zeloso da lei, não passava de um miserável condenado, conforme ele mesmo confessa que era o principal dos pecadores.
        Então amigo, não quer agora se humilhar? Não quer reconhecer que está distante de Deus? Não quer reconhecer o tremendo vazio no qual encontra sua alma? Prefere persistir em seu orgulho próprio, antes que seja tarde demais? Lembre-se que o Senhor é o Deus dos humilhados e é melhor se humilhar agora, caindo em si diante da verdade bíblica que nos foi entregue. Olhe o que o Senhor diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).
       
       
       








Nenhum comentário: