segunda-feira, 4 de abril de 2016

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (9 de 10)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
A EVIDENTE VIDA ETERNA
        Amado leitor, quão preciosa e reveladora é a Palavra de Deus! Vida eterna vem do céu, vem do Filho de Deus, do perfeito segundo Adão aos homens caídos e necessitados de serem erguidos do pó, porque o pecado os matou. Estamos chegando ao fim dos comentários em torno dessa frase: “Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna...”. Meu sincero e santo desejo é que meus leitores tenham sido edificados e que muitos outros venham a desejar conhecer essa verdade em suas vidas.
        Mas agora vamos examinar de perto essa “vida eterna”, completamente desconhecida deste mundo, mas que é vista como sendo de Deus. A primeira lição que emerge aos nossos olhos é que a vida que há no Filho é completamente contrária à vida que nós os homens recebemos em Adão. Meus leitores já estão cientes que essa vida com a qual entramos neste mundo, Deus a intitula de “vida natural” (1 Coríntios 2:14). Isso significa que não há vida espiritual aqui; que não é possível achá-la neste mundo; que não há qualquer possibilidade de imitá-la; que não há religião capaz de fornecer tal vida aos pecadores.
        O que cada ser humano recebe quando nasce aqui é a vida completamente natural, não importa de que raça é, se é pobre, rico, poderoso, forte, fraco, a vida aqui é exatamente aquela de nossos pais no Éden, após a queda. Até mesmo um Nicodemos, alguém profundamente arraigado em sua religião e com seus bons costumes judaicos, fundamentados na lei de Moisés, nada podia entender sobre a vida que vem do céu à terra. Diante da linguagem espiritual do Senhor Jesus (João 3), aquele príncipe dos fariseus não passavam de um completo ignorante, e por isso ficou mudo ante as palavras do Senhor. Os homens neste mundo vivem essa pobre e rápida existência com a vida que receberam após a queda no Éden, por isso não passam de homens daqui, cujo viver é daqui, cujo entendimento está ligado a este sistema e que estão marcados para a inevitável morte.
        Caro leitor, pode você entender isso? Tentar fazer da vida natural um viver espiritual é um trabalho completamente inútil. Podemos neste mundo inventar muitas coisas, criar muitas coisas, mas não podemos dar vida a ninguém, nem mesmo a uma pobre minhoca. Transformar homens naturais em homens espirituais é tarefa de Deus. A vida natural é daqui; a vida espiritual é de cima. A vida natural vem de Adão; a vida espiritual vem do Filho de Deus. Outro detalhe é que vida não parte de uma escolha pessoal. Eu não nasci porque quis nascer, foi uma escolha entre meus pais. Vida espiritual, ou vida eterna não é uma escolha dos homens nascidos de Adão: “E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40). Até hoje jamais vi ou tive notícias de que um defunto escolheu viver.
        A vida espiritual vem de Deus: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13). E esse fato realça bem o ensino visto em João 3:36: “...quem crê no Filho tem a vida eterna...”. Então, diante desses fatos certamente os homens devem cair, vendo a sua completa inutilidade. Estamos diante de milagre e milagre vem de Deus. Quem pode dar vida aos pecadores? Deus! Quem pode fazer de um filho de Adão um filho de Deus? Quem pode arrancar o homem da sua condição natural para se tornar um homem espiritual? Deus!
        Eis aí caro leitor o fato que Deus está agora, em Cristo realizando a nova criação. O Deus que no princípio criou o homem, agora está realizando Suas maravilhas eternas, operando e demonstrando ao mundo a Sua obra da nova criação em Cristo (2 Coríntios 5:17).










Nenhum comentário: