terça-feira, 19 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (8)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
O QUE SIGNIFICA ENTREGAR A ALMA À VAIDADE.
        Caro leitor, creio que já pude estabelecer o firme fundamento bíblico, a fim de tratar desse tema. Agora precisamos tornar o assunto bem prático. Só podemos saber o que realmente significa enfermidade quando ela nos pega, ou mesmo podemos escapar dela sendo informado. Pode bem ser que tenha algum crente que já esteja sob o domínio de algum tipo de vaidade no viver, mas acha que não. Precisamos nos acordar para os perigos que rondam nossas almas constantemente neste mundo. Um viver na vaidade faz parte deste mundo maligno e os crentes não estão livres desse perigo que tanto afeta nossa vida em santidade e em piedade para com Deus, sem falar de como age contra o verdadeiro e santo amor que devemos constantemente demonstrar para com nossos semelhantes.
        1)     Entregamos nossa alma à vaidade, quando vejo a vida do ponto de vista material. Quando passamos a ver o mundo com os olhos da carne, com as mesmas pretensões dos incrédulos. Talvez você jamais tenha meditado no cap. 45 de Jeremias, mas foi naqueles dias de sangrentas batalhas, quando Deus estava punindo o as nações, eis que Baruque, fiel servo do profeta Jeremias se sentia muito abalado. Deus mostra a ele seu real problema, que exatamente estava vinculado à vaidade. Baruque estava sofrendo diante das terríveis notícias e dos fatos que ele mesmo presenciava. Parece que seus sonhos estavam desvanecendo e tudo ruía debaixo dos seus pés. Foi quando Deus mostrou ao seu servo a vaidade do seu coração na busca por grandeza aqui, enquanto Deus estava destruindo tudo o que Ele havia plantado.
        É incrível isso, mas os maiores santos de Deus oraram, pedindo ao Senhor que os livrasse desse perigo da vaidade; eles correram e se abrigaram no Senhor; eles foram pedir socorro, para que seus olhos não contemplassem este mundo conforme os homens mundanos o olham e consideram. Notem o Salmo 49, pois ali vemos como Deus mostra com eficiência o estilo de vida dos incrédulos, pois são tomados no íntimo pela vaidade. Para eles a vida aqui parece sem fim, e mesmo quando a morte bate à porta de sua vida, eles ainda consideram seus bens como permanentemente deles, por isso dão seus nomes às suas propriedades. A morte é tratada com leviandade por meros mortais, como se ela pudesse ser dominada por qualquer pessoa.
        Veja amigo, quão insensato é o homem que se entrega à uma mente caprichosamente vaidosa. Ele vê a vida aqui como um lugar belo, aprazível e cheio de felicidade; ele pensa no íntimo que quanto mais conquistar de bens materiais, mais felicidade terá. Mas o fato é que nada das coisas daqui terá qualquer valor, caso não seja usado como utilidade. O mundo é marcado por seus efeitos transitórios, conforme diz João: “...o mundo passa...” (1 João 2:17). Quando não contemplamos a vida assim, desse ponto de vista transitório e efêmero, eis que logo nossa alma está vencida e dominada pela vaidade. Você que tem conhecimento da Bíblia pode lembrar daquele homem rico, cuja história é contada por nosso Senhor. Para o mundo ele era um homem trabalhador e lutador, mas o fato é que para Deus ali estava uma alma dominada pelos anseios da carne e totalmente vencida pela vaidade.
        Veja como ele é chamado de “louco”, justamente porque queria dar à sua alma, exatamente aquilo que a alma jamais precisava. Agia como se quisesse fazer com que um búfalo comesse carne, ou como se um leão quisesse comer capim. Veja amigo, como tudo ao derredor fica frustrante, tudo fica entregue a terrível vazio e a alma continuará assim, presa à vaidade. Mesmo que possa adquirir tudo o que quiser, logo tudo se perde e tudo vai sumindo com o tempo. Que você amigo, possa voltar-se para Cristo Jesus o Senhor em humilde confissão de seus pecados e no anseio de achar Nele o gozo para sua alma.

Nenhum comentário: