segunda-feira, 4 de abril de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (19 de 20)




        “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Prezado leitor, o texto de Romanos esclarece o que Deus faz quando Ele soberanamente endurece corações. Creio que o leitor bíblico lembra bem de como Deus endureceu o coração de Faraó e assim espiritualmente o mumificou para lançá-lo no mar vermelho.
        O texto, numa linguagem bem figurada mostra o que acontece. Primeiramente aparece a “mesa”. Aquilo que indica conforto, alegria, prazer, festa, etc. é exatamente ali são postas as armadilhas, assim como preparamos arapucas para pegar aves. Debaixo da arapuca é colocado o tipo de comida que as aves buscam e é ali que elas caem e são mortas. É assim também que Deus faz com aqueles cujos corações são endurecidos. A minha esposa, quando estava fazendo enfermagem no Hospital das Clínicas aqui em Ribeirão Preto ela presenciou um cadáver, um homem ainda novo morreu engasgado com um pedaço de carne.
        O que o texto nos mostra é que naquilo que os homens mais buscam aqui; naquilo que eles mais acham que é viver, liberdade e prazer, é exatamente ali que eles encontram normalmente o fim de suas vidas. Não é nos bares, nas boates, nos prazeres, nos atos de luxúrias, etc. que milhares deparam com a morte? Onde Deus arma Seus “laços”, a fim de pegar homens e mulheres? Não é naqueles lugares onde os homens imaginam que nada tem de perigo? Não é quando eles mais celebram amizades e demonstram que são livres para fazer o que bem querem fazer? Foi quando Herodes pensava que viveria mais, que tinha conquistado o poder e que seus luxos permaneceriam, foi ali que Deus o atingiu para uma morte repentina. Creio que podemos lembrar bem do perverso Belsazar. Não foi numa festa e na euforia das paixões que Deus marcou o final de sua existência? (Daniel 6).
        Quantos estão brincando com Deus! Quantos acreditam que vão viver mais e nada percebem dos perigos que rondam suas almas. Coré, Datã e Abirão, tão endurecidos pela soberba acreditavam que a morte não chegaria como Moisés falou. Quando foram deixados para serem executados por Deus, em seu orgulho ainda acreditava que tudo não passava de baboseira dita por Moisés, até que a calamidade veio e imediatamente caíram no inferno (Números 16). O que a Bíblia diz? “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10). A doutrina da graça, os ensinos da tão grande salvação claramente mostram o Deus de misericórdia atuando poderosamente no meio dos homens. Mas também mostra que o mesmo Deus está agindo de forma julgadora no meio dos homens.
        Meu caro leitor, tudo isso é para esta atual geração seja humilhada; tudo isso é para que os homens não brinquem, transformando a graça de Deus em libertinagem (Judas 4); tudo isso é para que é o Deus soberano que age como bem quer agir, no tempo Dele agir e que nós não devemos fazer outra coisa, senão cair aos Seus pés. Quem sabe, algum dos leitores venha a Cristo diante desses fatos! Quem sabe o Deus de compaixão direcione essas verdades a alguém que neste momento está no íntimo clamando por salvação.
        Mas quero encerrar esta página, mostrando que o Senhor realça bem Sua misericórdia agora. Ele tem prazer em salvar, Ele é poderoso para salvar, que Seu ministério é trazer salvação aos homens. Todo meu objetivo é que corações sejam cativados pela verdade da cruz; que os pecadores arrependidos mirem pela fé o Cordeiro puro e sem mácula que foi morto ali,  a fim de trazer plena salvação aos perdidos.
       

Nenhum comentário: