terça-feira, 5 de abril de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (20 de 20)




        “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, em humildade e temor podemos ver que o belo caminho trilhado pelos corações endurecidos é cheio de terríveis e letais perigos. O caminho que parece confiante e cheio de esperança, eis que logo se torna escorregadio (Salmo 73:18). Deus não tem bênção para os que estão debaixo da Sua ira (João 3:36); Deus não tem promessa de prosperidades e farturas para aqueles que são rebeldes a Ele e à mensagem santa do evangelho. Pelo contrário, Ele tem enchido essas veredas de ciladas e armadilhas, conforme o texto nos mostra em Romanos 11.
        Portanto, ai daquele que confia em sua saúde! Quantos partem deste mundo, ainda sadios! Quantos pensam que vão viver e gozar a vida aqui, quando de repente são sacados deste mundo pela força terrível da morte física e eterna! O mundo parece ser um paraíso para os mundanos, justamente porque eles estão cegos e surdos. As realidades eternas pululam ao derredor deles; os terrores diurnos e noturnos fazem contínuas ameaças à existência oca e inútil deles aqui, mas eles não conseguem discernir essas coisas. Aquilo que parece ser amizade, prazer, conforto e segurança, realmente é como explosivos colocados no caminho.
        Também, o caminho deles serve de “tropeço” conforme nos mostra o texto. Tudo no caminho dos perversos serve de escândalo, porque nada tem ali que honre e glorifique a Deus. Quando eles pensam que espiritualmente estão seguros, que são fortes e inabaláveis, eis que suas forças são imediatamente minadas, a fim de que saibam que são frágeis como baratas, no pecado. Nada neste mundo tem qualquer poder para fazer o homem forte no tocante ao pecado, nem mesmo as religiões aparentemente mais espirituais. Quando Deus solta o homem, logo ele há de mostrar o que realmente é – um pobre e miserável escravo. Por detrás das aparências estão escondidos os trapos de um viver miserável.
        Somente a misericórdia de Deus pode trazer bonança, paz e respeito no meio dos homens. Mas, quando Deus retira Sua mão, eis que logo a impetuosa enxurrada de maldade vem sobre todos. Deus simplesmente retirou Sua mão graciosa sobre a casa de Davi e eis que as maldades caíram sobre sua família de forma terrível. Meu caro amigo, ninguém pode descrever onde pode chegar a monstruosidade do pecado no meio dos homens. Não fosse a ação poderosa da graça de Deus, eis que o mundo se tornaria rapidamente um palco de covarde destruição.
        Finalmente o texto nos fornece o pior: “Escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas” (verso 10). Pode o leitor entender o horror que jaz sobre a cabeça de uma alma impenitente? O juízo do grande Juiz é para sempre e eis aí o que Deus fala contra aqueles que propositalmente não se humilham perante o grande Senhor. Ah! Que futuro terrível aguarda aqueles, cujos corações estão fechados, a fim de que a luz do evangelho não entre ali! É fato que o Longânimo Senhor dá prazo, permite que os incrédulos caminhem muitos kilômetros, até que finalmente deparem com as tragédias das prisões eternas da ira de Deus.
        Mas, a esperança agora é a salvação em Cristo. Claro! Eis a oportunidade escancarada para o pecador! Eis a porta do Paraíso aberta! Eis o caminho iluminado da salvação! Eis a notícia de que Deus amou perdidos, de que Ele veio buscar e salvar essas almas! Portanto, continuo agora lutando com meus apelos, a fim de que você leitor caia pela fé aos pés desse maravilhoso Senhor, a fim de ser livre da sentença de um eterno sofrimento que há de vir!

Nenhum comentário: