terça-feira, 26 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (11)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
OS RESULTADOS DISSO NA ALMA.
        4.     A vida familiar estará fundamentada na vaidade. Amado leitor, pense nisso, pois quando a alma está envolvida e associada às vaidades achadas nas paixões deste mundo é inevitável que a família sofra. Isso é perceptível em nossos dias, pois cada vez mais vemos o declínio numérico na Escola Bíblica Dominical. Pouquíssimos são os pais que realmente estão interessados em que seus filhos conheçam o Deus da Bíblia e que tenham temor a esse Deus. Pais estão mais ocupados com entretenimentos do que a verdade eterna, com o fato que seus filhos nasceram no pecado e que se morrerem no pecado irão para o inferno.
        Também, até mesmos os valores da família são atirados fora com real desprezo. A ocupação maior hoje é que filhos e filhos sejam bem sucedidos financeiramente; não há mais ocupação com aquilo que envolve eternidade; não há mais ocupação com preparo para o futuro dos filhos no que tange a um lar, uma esposa cuidando de seus filhos e de homens sendo preparados para cuidar da família, ensinando a temer a Deus e andar com Deus, conforme os santos ensinos vistos tanto no Novo como no Velho Testamento. Pelo contrário, o que vemos hoje é uma luta contínua para que o Dia do Senhor seja encarado como um dia de prazeres, de divertimentos. Pais estão mais preocupados com o que vão comer, com as visitas que chegarão em casa; com o seu time que vai jogar. Normalmente querem apenas um culto, o do domingo à noite, mas mesmo tal culto deve estar recheado de entretenimentos, e não da verdade.
        Mas agora creio que devo mostrar como os resultados disso são desastrosos para a alma. Por esse fato tem crescido o número de pessoas envolvidas com psicologia, e até mesmo pastores têm deixado a Bíblia de lado, a fim de ocuparem com os problemas que envolvem a psique das pessoas. Além disso, tem crescido o número de igrejas e de pastores que veem nisso um modo mais fácil de atrair pessoas para as igrejas e, segundo o que pensam, ajudá-las. Mas o fato é que a multidão está hoje completamente envolvida com as vaidades daqui, com as promessas passageiras de uma vida financeira e material bem sucedida. Assim, vemos como as almas são arrancadas de seus devidos lugares, como elas são tiradas daquilo para o qual vivem – daquilo que é espiritual e de valor eterno.
        Veja amigo as contínuas manifestações de tristezas, depressão, angústia e solidão que envolvem as almas. Tudo porque a vaidade produz isso. Veja como a multidão hoje está sempre ocupada com atividades; como são encorajadas a buscar “palavras amigas” nas pregações; como são levadas por cultos carregados de emoções e superstições. Tudo isso porque as almas querem um alívio, querem sair dessa opressão, desse congestionamento de culpa. As almas estão presas, amarradas àquilo que tanto a natureza carnal e corrompida dos homens buscam aqui. Não há trégua nisso, não há descanso nessa busca por prazeres.
        Também, há uma manifestação de medo e busca contínua por uma paz sem qualquer base. Hoje a multidão se reúne, dá as mãos, canta, pula, grita freneticamente para obter paz. Hoje a divindade é projetada na mente para isso. Normalmente eles tomam a Bíblia, a fim de forrar o ambiente com belos versos bíblicos, mas a verdade é que eles querem um Deus diferente, um deus de amor, de paz e que nada trata de pecado. A multidão cheia de vaidade não quer que toque em suas consciências culpadas, não quer que mexa com seus pecados. Faz isso porque há um anseio pela vaidade, querem cimentar bem o caminho da vaidade com supostas bênçãos, que eles acreditam que vêm de Deus.

Nenhum comentário: