sexta-feira, 8 de abril de 2016

PECADORES PERANTE UM DEUS SANTO (3)




“Mas ele vos dirá: Não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades” (Lucas 13:27)
A SANTIDADE DE DEUS: “apartai-vos de mim...”
        Amado leitor, a primeira lição vem nos apresentar a santidade daquele que foi nomeado por Deus para ser o Juiz de vivos e de mortos (Atos 17:31) – o Senhor Jesus. Fica bem claro, conforme as Suas palavras que Ele é Deus. Note bem que Ele não dirá: “Apartai-vos do meu Pai”. Ele vai dizer: “Apartai-vos de mim”. Nessa ordem que virá da boca do Senhor vemos o fato da divindade do Senhor Jesus, porque somente o Deus santo pode declarar Sua santidade assim. Devemos saber desses detalhes, porque satanás sempre se ocupou em denegrir a sublimidade do Filho de Deus. Aliás, o Filho de Deus é o principal motivo dos terrores de satanás; é o principal obstáculo neste mundo e no universo. Então, não há motivos para que fiquemos surpreendidos em nossos dias diante de tantos ataques ao Nome bendito Daquele que o Pai exaltou acima de todo nome (Filipenses 2:9).
        Outro detalhe é que nosso Senhor chama a nossa atenção para Sua glória, porque Sua santidade é permanente; nem mesmo a Sua humilhação alterou a presença santa e majestosa Daquele, diante de quem Isaías tremeu, Moisés fugiu e Daniel caiu como morto. Diante desse fato afirmamos que Ele é e será eternamente Santo. A mensagem evangélica de nossos dias não enaltece a santidade do Senhor, pelo contrário distorce tudo, porque apresenta aos homens uma mera salvação e um pobre salvador. Isso é visto no fato que quase não vemos temor ao Senhor nem subordinação ao Seu senhorio. O que vemos são homens e mulheres aptos para continuar amando o mundo e fazendo o que querem fazer na vida.
        Mas importa que fixemos nossa atenção no fato que pecadores não arrependidos um dia terão que enfrentar a face santa do Senhor Deus, na Pessoa de Jesus. Quem poderá habitar com Ele? Homens e mulheres estão completamente enganados, quando no íntimo acreditam que estarão livres do juízo eterno, enquanto aqui estão vivendo em seus pecados. Oh! Quanto somos tendenciosos a distanciarmos da verdade! O coração enganoso e iludido está continuamente crendo que basta ser religioso, ter uma bíblia, aprender algumas orações, não praticar pecados grosseiros como fazem muitos; assim estarão livres da punição eterna. Mas tudo isso milita contra a verdade de que nós somos por natureza, imundos; que nós por nascimento somos incapazes de prestar culto a Deus e aproximarmos Dele em oração.  
        Tenho afirmado isso com tanta veemência, porque eu sei o quanto a natureza rebelde dos homens, não somente não querem admitir essa verdade, como também querem forçar Deus a aceitá-los como eles são, sem que haja qualquer purificação. O fato é que nunca houve, nem haverá nenhum homem na face da terra que nasceu na pureza exigida por Deus. Viver enganado, pensando que pode ser um crente, que pode orar, que pode cultuar a Deus, sem ter havido purificação mediante o sangue remidor, é viver seus dias sob o engano do pecado. E morrer nessa condição significa que ouvirá essas terríveis Palavras do Senhor: “...não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim...”.
        Caro leitor, saiba que ainda na profanação e impureza do pecado o homem não tem escapado da severidade do juízo que há de vir. Alguns têm pensado que porque foram batizados já estão livres. Tenho conversado com muitos que acreditam que estão fazendo o máximo para escapar. Mas a verdade permanece que somente os que de coração arrependidos creem no Filho de Deus como Salvador e Senhor, realmente estão agora livres do juízo, conforme as Palavras do Senhor: “...tem a vida eterna; não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Nenhum comentário: