sexta-feira, 1 de abril de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (18)




        “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, se você teme ao Senhor e ama Sua Palavra, certamente estas verdades sobre como Deus endurece corações lhe erguerá ainda mais em fé, amor a Cristo e plena dedicação Àquele que provou Seu amor na cruz por nós, miseráveis pecadores. Para muitos, a doutrina da eleição funciona como um colchão para dormir e descansar. Para os que temem ao Senhor a doutrina da eleição vem nos erguer na batalha, colocas as armas certas em nossas mãos e nos faz prontos a viver na dependência da graça.
        Agora chego aos momentos finais no exame dessa passagem de Romanos 11. Veja bem que Paulo vai mais longe para mostrar o que acontece por fora; como precisamos ver multidões nessa condição, caminhando por lugares perigosos, em caminhos escorregadios, sob o perigo de uma queda no abismo a qualquer instante. Foi assim que Deus colocou a nação de Israel, tão endurecida e embrutecida contra a verdade. É assim que se encontram agora mesmo milhares de almas que estão cegas e ainda assim orgulhosas, achando que estão caminhando no sucesso e para o sucesso nesta vida e neste mundo tão perigoso.
        Tomemos agora o verso citado por Paulo e que sabemos ser inspirado pelo nosso Sumo professor – o Espírito Santo: “Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas” (versos 9,10). A primeira lição é que vem uma ordem de Deus, da boca do Senhor para que o caminho por onde eles andam estejam cheios de armadilhas: “Torne-se-lhes...”. Essa é uma verdade não somente reveladora como também assustadora. Tudo o que parece ser normal, na realidade se torna uma anormalidade; tudo o que parece ser bênção, realmente é uma maldição.
        Amado leitor, sabemos que nosso viver aqui só pode ser bem sucedido se estiver sob o comando de Deus, conforme Ele mesmo diz aos crentes no Salmo 32:8 “Ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselho”. Ora, essa é uma verdade de vital importância para nossas vidas. Se você está familiarizado com a história bíblica, certamente lembrará de Israel quando queixou contra Deus, e rebeldia queria voltar para o Egito (Números 14). Lembra o que aconteceu quando ficaram sabendo da decisão de Deus? Lembra que o castigo é que eles ficariam rodeando o deserto por quarenta anos e que todos os rebeldes haveriam de morrer e assim estariam impedidos de entrar na terra prometida?
        O que aconteceu posteriormente? Aquele povo de repente arrependeu, mas o arrependimento deles veio por causa da terrível e amaldiçoadora decisão de Deus. Então, juntamente decidiram entrar na terra prometida, e foram sem o apoio e liderança de Deus. O que aconteceu? Foram desbaratados e derrotados. Estou citando esse acontecimento, a fim de mostrar aos meus leitores em que situação se encontram aqueles que estão endurecidos no coração. A linguagem figurada da Bíblia vem para ilustrar isso: “Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha...”.
        Meu amigo, pode você entender isso? Pode você ler essas palavras e ainda continuar endurecido no coração? Pode você permanecer arrogante e não se curvar perante esse Deus majestoso? Essas verdades vieram a mim e você, a fim de que nos humilhemos. Quando os homens se humilham perante os fatos narrados na Palavra, eis que eles estão no lugar certo – o lugar de arrependimento. E é nesse lugar que Deus marca um encontro com os pecadores. Quem sabe hoje esse Senhor descerá do Seu lugar de glória, a fim de atender uma alma aflita e abatida de espírito!

Nenhum comentário: