sexta-feira, 22 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (9)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
O QUE SIGNIFICA ENTREGAR A ALMA À VAIDADE.
        Leitor amigo, que esse tema seja de grande advertência a todos quantos declaram que são crentes. Satanás é quem sempre promoveu a vaidade nos corações, desde a entrada do pecado, e ele não mudou, pelo contrário, suas manipulações e estratégias ultimamente têm sido preparadas de tal maneira que milhares caem em seus embustes. Lembremos bem que são especialmente os crentes que são os alvos de seus ataques cheios de malícia. Por essa razão é que devo me esforçar em passar aos meus leitores esses ardis do inimigo e da carne.
        2)     Entregamos nossa alma à vaidade quando vemos o mundo como um trampolim de glórias e fama. Ó quão perigoso é isso! O céu nunca será agradável para os anseios da carne, mas o mundo sim. O mundo será visto sempre como o lugar de admiração, o lugar onde devemos colocar nossos corações e trabalhar por ele. Quando o mundo é visto assim, como um ambiente de nossa felicidade e prazer, então significa que a vaidade ocupou nosso coração. Quero lembrar aos meus leitores que o mundo é o que sempre foi; que o mundo não é melhor do que era a duzentos ou mil anos atrás. O mundo sempre esteve sob a chefia perversa de satanás com suas mentiras.
        Deus lida com Seu povo durante os anos, orientando-os e advertindo quanto aos perigos do presente século: “E não vos conformeis com este século...” (observe bem que o termo é século e não mundo). Por que isso? Porque simplesmente cada pessoa vê o mundo durante o período de vida em que vive. Isso significa que o mundo sempre foi e será perigoso em cada geração e para cada geração. Isso significa, também, que nunca houve um tempo em que o mundo foi melhor, cada geração recebeu a dose de veneno mundano; cada um viveu sob o intenso perigo que domina os interesses carnais. Os homens sempre foram assim manipulados pela vaidade, assim como Caim foi, dando as costas para Deus e correndo para construir um sistema de vida que combinasse cem por cento com seus anelos.
        Será que as coisas mudaram? Claro que não! Todos os homens sempre foram os mesmos desde a queda e em qualquer lugar deste mundo. Os homens sempre foram amantes dos prazeres; seus interesses sempre voltaram para as riquezas, para a idolatria, para as práticas abomináveis da carne. Quando cada ser humano entra neste mundo, seu rumo é o da mentira (Salmo 58:3) e seus olhos ambicionam a vaidade. Não há poder contra isso, até mesmo a vida religiosa dos homens, quando não é iluminada pela verdade não passa da vaidade da carne buscando a sorte com seus ídolos e superstições.
        Veja caro leitor que estamos embutidos nesse sistema que tanto nos puxa para aquilo que homens e mulheres tanto buscam e vivem – a vaidade. A vaidade é satanás elevando homens e mulheres às alturas, mostrando de lá o que ousa oferecer a todos. O pai da mentira procura encobrir as realidades desta vida; o homicida não quer que os homens pisem os pés na realidade das coisas, não quer que a luz brilhe na mente e nos sentimentos. O alvo dele é mostrar o mundo de cima para baixo, por essa razão ele eleva os homens nas alturas da vaidade. Ele não permite que os homens vejam a morte, que vejam o destino terrível que lhes aguarda. Ele encobre tudo isso.
        Será que os crentes estão livres da vaidade? Não! Estão em maior perigo. Satanás faz de tudo para arrumar uma religião melhor, mais adaptada aos homens modernos, mais centrada no mundo, e também forma um deus favorável à opinião de todos. Cuidado crentes! Cuidado com a vaidade! Cuidado! Sejam sóbrios! Voltem à oração e à Palavra urgentemente!

Nenhum comentário: