segunda-feira, 11 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (4)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
O SIGNIFICADO BÍBLICO DE VAIDADE.
        Amado leitor, o que realmente significa biblicamente “vaidade”? Eu me lembro bem as palavras do diretor do instituto onde estudei. Sr. Paulo foi um homem que viveu para a Palavra e era dedicado no estudo do Novo Testamento grego. Ele definiu a palavra “mathaiós” (“vaidade” no grego), como sendo “um esforço que não produz resultado eterno”. Paulo adverte os crentes de Éfeso quanto ao perigo de viver conforme vivem os não crentes, “...na vaidade dos seus próprios pensamentos” (Efésios 4:17). A ideia é exatamente essa, pois vemos que tudo aquilo que os não salvos fazem resulta em nada, é um esforço inútil.
        Mas precisamos conhecer essas coisas na prática. Significa que na vaidade estarei gastando tempo, energia e bens naquilo que no final resultará em absolutamente nada. Ora, nosso Senhor veio tirar os crentes dessa condição tão aviltante, insensata e corrompida. Veja bem caro leitor, que no tocante aos ímpios, muitos deles têm alvos na vida, lutam para alcançar suas metas, mas tudo é vaidade, porque nada daquilo que fazem ou que querem alcançar tem em vista a glória de Deus. Por essa razão seus esforços são em vão. Quando olhamos desse ponto de vista, então percebemos que fomos chamados, não para um viver inútil, não para dar soco no ar, não para viver sem metas eternas. Isso significa que devemos lutar bravamente para deixar esse sistema de vida que normal para este mundo.
        Avanço um pouco maia para afirmar que na vaidade estarei olhando tudo o que está à minha frente, tudo o que tenho à luz dos interesses terrenos, mundanos e carnais. Quando isso acontece, significa que entreguei minha alma à vaidade. Como um crente significa que desviei do objetivo eterno para o qual fui chamado; que estou indo na direção contrária dos planos de Deus para Seus filhos. Por favor, não me entenda mal. Não estou afirmando que é vaidade os crentes lutarem na vida para alcançar alvos, trabalhando duro por aquilo que pretendemos adquirir aqui. A vaidade entra quando todo meu esforço está concentrado nisso; que meus são materiais, que desejo e ambiciono o melhor desta vida aqui, a ponto de ignorar os verdadeiros valores e as responsabilidades diante do meu Deus.
        Amado leitor, digo essas coisas porque sei o quanto tenho lidado com crentes que se entregam à vaidade. Não demora muito para que o primeiro amor seja perdido; para que logo desapareça dos cultos; para que logo não se interesse mais em ler e meditar na Palavra; para que logo seus filhos sejam empurrados também para seguir aquilo que a carne e o mundo interessam. Quando isso acontece, eis que é certo que essas almas foram entregues à vaidade. Significa que o pastor precisa buscar essas ovelhas, elas vão cair nos espinhos e vão se ferir. Significa que essas ovelhas estão à mercê dos lobos famigerados.
        Tenho lidado às vezes de forma drástica com alguns crentes, porque eles não conseguem perceber os perigos que envolvem suas vidas. Muitos ficam chateados com o pastor, porque, segundo eles, “pega muito no pé”. Mas o que está acontecendo é tão sério. Este mundo está sob a chefia de satanás, seu império é de mentiras, de engano, de paixões e prazeres. Satanás consegue dinamizar bem seu mundo aqui, a fim de que tudo pareça ser indispensável à vida. Olhemos os não crentes, vejamos bem como eles lutam, trabalham e se desgastam por aquilo que inevitavelmente vão deixar. Eles não podem ser acordados dessa condição, a não ser que o despertamento venha de Deus em suas vida, a fim de mostrar o fato que estão andando sem rumo e sem Deus no mundo.

Nenhum comentário: