sexta-feira, 8 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (3)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
O SIGNIFICADO BÍBLICO DE VAIDADE.
        Amado leitor, vamos agora checar o significado bíblico de “vaidade”, a fim de que tenhamos em mente o real significado daquilo que é dito no texto do Salmo 24: “...que não entrega a sua alma à vaidade...”. Conforme já havia dito anteriormente, o termo “vaidade” aparece muitas e muitas vezes tanto no Novo, como no Velho Testamento. Significa “esforço cujo resultado é nada”. Se olharmos para este mundo à luz das Escrituras poderemos entender o que Deus realmente quer nos mostrar, porque vemos todas as multidões, em todos os lugares trabalhando em vão, para o nada. Vemos isso com maior clareza no grandioso cap. 51 de Jeremias. Ali Deus está mostrando o que iria acontecer com  Babilônia. Aquela nação foi usada por Deus para a punição de milhares naqueles dias, especialmente castigando Jerusalém.
        Mas Deus está dizendo que o castigo viria inevitavelmente sobre o povo caldeu; Deus diz que da mesma forma que eles trataram com crueldade Jerusalém e as outras nações, eles receberiam o cálice das mãos de Deus. Deus iria destruir para sempre Babilônia; Deus declara que sobraria apenas ruína da maravilhosa cidade construída por Nabucodonosor e eis o que Ele afirma logo no final desse cap.: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Os largos muros de Babilônia totalmente serão derribados, e as suas portas serão abrasadas pelo fogo; assim, trabalharam os povos em vão, e para o fogo se afadigaram as nações” (verso 58).
        Creio que este verso traz um entendimento claro do que a Bíblia afirma sobre “vaidade”. Veja amigo leitor, este mundo será abrasado pelo fogo; este mundo será destruído completamente pela chegada da ira de Deus, conforme Ele mesmo afirma em 2 Pedro 3. Mas acontece que o mundo continue usando seus instrumentos de trabalho para erigir as vanglórias dos homens; as nações lutam para construir seus impérios, para mostrar suas forças, poderio e grandeza. Mas, quanta vaidade! Quanto esforço para nada! A morte está mostrando seu “livro”, narrando na história o que ela tem feito com todos os homens e nações que existiram. Tudo o que eles fizeram foi engolido pela força terrível da poderosa morte, segundo as ordens do Todo-Poderoso.
        Caro leitor, seguindo esse ensino, que nossas mentes sejam ocupadas pelo temor a Deus e por uma santa disposição de obediência. Por quê? O mundo não mudou, o espírito de vaidade faz parte da natureza carnal de todos e estamos cercados pela mesma euforia e ambição que sempre despertou os homens no passado. O mundo não mudou; não há neste mundo qualquer interesse por coisas eternas; não há na carne humana qualquer vínculo com realidades que jamais acabarão. Toda disposição natural do homem visa a vaidade, visa gastar seus dias na vaidade, visa gastar sua força e riquezas na vaidade. A respiração neste mundo é vaidade e até mesmo a religião mundana, divorciada da verdade bíblica, é vaidade.
        Amado leitor, que compreendamos esse fato, que saibamos que somente Deus, por meio do Seu Filho bendito pode arrancar o homem de um sistema tão vil e enganador, para o qual os homens até mesmo se matam. O mundo jaz no maligno e até mesmo satanás é levado pelo pecado nesse sistema de vaidades, porque jamais alcançará seu propósito de ser igual a Deus. Na vaidade tudo é lixo, mesmo que esteja ornado de sabedoria, força e riquezas. O Senhor Deus afirma que o lugar da vaidade e dos que seguem a vaidade é o Lago de fogo. Que triste destino! O evangelho da salvação vem despertar homens e mulheres; vem acordá-los desse estado onde se encontram na morte e nas mãos terríveis do diabo, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Nenhum comentário: