quinta-feira, 14 de abril de 2016

ENTREGANDO A ALMA À VAIDADE (6)




“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3)
O QUE SIGNIFICA ENTREGAR A ALMA À VAIDADE.
        Caro leitor, preciso avançar um pouco mais e quero lembrar que somos responsáveis pela nossa alma. Segundo a explicação bíblica eis que nossa alma é a parte que mais está ligada ao corpo. Mas a alma perde sua função verdadeira e importante quando ela é arrastada pelos prazeres do corpo, quando nosso viver está ligado aquilo para o qual a alma não tem qualquer ligação. A alma é a parte imaterial do homem e ela só pode estar satisfeita em Deus: “ A minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2). Cada ser humano é responsável em buscar o caminho do temor a Deus; cada homem é responsável em guiar sua vida num caminho de pureza, de entendimento das coisas do ponto vista eterno e não temporário. Quando saímos dessa rota vertical, eis que nossa alma fica envolvida na vaidade.
        Notemos a vida daquele que não é crente. Veja bem como sua alma nele está torta (Habacuque 2:4); veja como a vida aqui é compreendida do ponto de vista carnal e não nos valores de Deus. Os homens no pecado estão mortos para Deus; suas almas neles estão sozinhas, abandonadas e arrastadas apenas à vida aqui. Por essa razão os não salvos são escravos das paixões e dos prazeres e suas almas estão batizadas nessas atividades corrompidas da carne. Mas os crentes não estão livres das vaidades, porque se a alma não estiver envolvida com a Palavra de Deus, com santidade e sustentada na verdade, eis que os crentes também se emendam nesse perigo terrível. O que normalmente Deus faz conosco, a fim de nos livrar desse perigo é nos guiar na jornada, é nos açoitar com Suas disciplinas, a fim de afastar-nos daquilo que é prejudicial em nosso viver.
        Caro leitor, precisamos estar constantemente envolvidos com as coisas eternas, caso contrário o mundo nos puxa para suas paixões. A rota para o céu é o único meio de nos livrar da vaidade, por essa razão devemos buscar Sua Palavra, devemos estar conscientes de que nosso coração está livre de qualquer contaminação, de que tudo em nós está livre de qualquer tropeço, que podemos orar com consciência de que estamos agradando ao Senhor em tudo. Nosso dever é manter firme confissão de nossa miséria perante a graça de Deus e quando o mundo vier nos puxar, que estejamos aprisionados ao Senhor, para que escapemos dessas ilusões que tanto nos prendem a este mundo.
        Mas preciso mostrar aos meus leitores quão perigoso é para a alma estar envolvida com as paixões da carne.  O bem   maior do homem é ser ele diferente do animal. Ele pode pensar, sentir, tomar   decisões e ser diferente dos animais. Quando a alma está entregue à vaidade nosso sistema de vida estará mais combinando com os animais. Veja bem o que diz Paulo em Romanos 8:20, pois ali ele afirma que “a criação ficou sujeita a vaidade”. Veja o trágico efeito do pecado sobre os animais. Examinemos a criação com uma visão bíblica e entenderemos o fato que todos os animais agora estão procurando sobreviver neste mundo. Cada um vive procurando escapar da morte, por isso vive à busca de comida. Por que isso? Por causa da queda do homem. No tocante aos homens é pior, porque a vaidade está ligada à uma consciente busca por paixões e prazeres daqui. O que os homens fazem é viver para aquilo que em nada satisfaz a alma; em nada engrandece os verdadeiros valores. O pecado atirou os homens nesse sistema de escravidão e de maldade para a maldade.
        Na salvação os homens são arrancados dessa vil maneira de viver. Na caminhar traiçoeiro, numa busca enganosa por um viver assim, os homens não poderão subir para o céu. Somente Cristo pode salvá-los e arrancá-los dessa vil maneira de viver.

Nenhum comentário: