quarta-feira, 22 de abril de 2020

SERVOS FIEIS (5)


                                      
“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” João 12:26
SERVOS FIEIS ESTÃO PRONTOS PARA SERVIR: “Me serve...”
        Aprendemos a servir com nosso Senhor. Neste mundo não há modelo de servos, pois o príncipe deste mundo é um homicida e ditador. Seus planos é ter um mundo cada vez mais envolvido nas mais perigosas redes de escravidão e perversidades. O próprio mundo mostra como os homens são quando chegam ao poder; como se tornam cruéis e ambiciosos. Mas não é assim no reino de Deus, porquanto nosso Senhor veio para servir e mostrou isso em todos os aspectos da Sua vida aqui. Nenhum dos discípulos podia acusar o Senhor de maldade ou injustiça, pois em tudo estava envolvido em mostrar bondade, longanimidade, compaixão, amor e justiça no meio dos homens. Até mesmo a criação inteira é uma demonstração do quanto o nosso Criador serve aos homens; que em tudo Ele preparou um palco que demonstra Suas atividades de bondade, conforme vemos no Salmo 104.
        Nosso Senhor nunca iludiu ninguém, pois quando Ele chama alguém à salvação, Ele o liberta para servir. No reino de Deus, a liberdade é para servir, enquanto no reino do pecado a escravidão é de fato escravidão. No Egito Faraó ainda tinha panelas de carne, legumes e frutas para os escravos, mas no reinado do diabo aqui, ele deixaria todos morrer de fome, não fosse a bondade de Deus em fornecer o que os homens precisam para suas vidas físicas. Quando os homens são salvos eles logo percebem que foram tirados das trevas para um reino de amor que é demonstrado em serviço. Em João 13 nosso Senhor mostra o que isso significa, quando tomou uma bacia com agua e passou a lavar os pés dos discípulos e com uma toalha a enxuga-los.
        Nosso Senhor estava como que dizendo que no reino Dele o dom de servir é dado a todos. Seguir a Cristo significa que pode andar o discípulo deve portar-se como um servo: “...me serve...”. Ele é primeiramente um servo do Senhor, porque é Ele que nos instruirá na forma correta de como servir. Quando falou com Ananias acerca de Saulo que havia convertido e que estava orando, deixou bem claro que ele fora escolhido para sofrer pelo Seu nome entre os gentios (Atos 9). Ninguém é chamado para desfrutar de uma liberdade carnal e mundana. Não fomos chamados para essa liberdade que nos leva a descer com as paixões mundanas e Paulo salienta essa verdade em Gálatas, onde afirma que nossa liberdade tem em vista servir uns aos outros em amor.
        Alguns crentes pensam que servir a Cristo é apenas tarefa do ministério pastoral ou missionário. É claro que alguns são chamados para ir longe, ou mesmo perto, a fim de servir ao Senhor em tempo integral, mas a verdade é que todos os crentes foram chamados a servir. A voz do Senhor pode ser ouvida, à medida que abro as páginas da bíblia, pois sou ordenado a dar meu tempo, talento, bens e corpo a Deus. O que fazíamos antes sob a força do pecado, fazemos agora na força da graça. A todo instante os santos devem estar pronto a orar e aprender com a bíblia a discernir a voz de comando do nosso Senhor. Ele é Senhor e nós servos, por isso nossos ouvidos devem estar pautados em ouvir Sua voz. Estamos diante de muito serviço neste mundo e tal serviço envolve igreja, família, corpo, mente, emoções, emprego, bens e enfim tudo o que envolve nossa vida neste mundo e segue até o final da nossa existência terrena.

Nenhum comentário: