quinta-feira, 9 de abril de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (15)



“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS IDÓLATRAS: “...aos idólatras...”
        Depois de tratar sobre os feiticeiros é provável que muitos se sentem aliviados com o fato que nada têm com a feitiçaria. Mas eis que surge esse grupo de idólatras e sem dúvida alguma ele decorre da feitiçaria. Desde a queda toda raça se desviou do Deus da bíblia e passou a ter seu coração inclinado à adoração aos ídolos. Deus trata isso com muita ênfase nas Escrituras e expõe o coração do homem como sendo o “santuário” desse sistema pagão e corrompido. A única forma de escapar da idolatria é uma conversão sincera a Cristo, caso contrário o homem não se desviará desse sistema pervertido. Em Romanos 1, a partir do verso 18 Paulo mostra como toda raça se envolveu em duas coisas: Injustiça e impiedade. “injustiça trata-se da forma como os homens tratam seus semelhantes e “impiedade” a forma como eles lidam contra Deus em suas perversões religiosas. Nota-se em toda aquela passagem de Romanos 1 quão horrível, insensata e perversa é a idolatria, porque Deus em Sua ira entrega os homens no mundo inteiro às práticas mais perversas no trato uns com os outros.
        A idolatria é o homem negando a glória de Deus no viver e atribuindo a outros; é o homem fabricando uma divindade no coração e dizendo que essa divindade é o deus dele, a fim de prosseguir em sua jornada de rebelião contra Deus enquanto vive. Idolatria é muito mais do que vê ídolos feitos de barro ou pintados na casa ou num templo. Idolatria é arte do coração. Não há uma igreja, nem homens que possam tirar esses altares idólatras no coração de alguém. Podem destruir os ídolos, mas tudo será inútil se Deus não mudar o coração. Em suma, idolatria é a ausência de adoração a Deus no íntimo, em Espírito e em verdade. Israel, nos dias de Isaías ia a Jerusalém e parecia por fora que queria adora a Deus em todos os sentidos, especialmente com músicas, mas seus corações estavam longe do Senhor.
        Foi exatamente isso o que Deus disse em Jeremias 17 para o povo judeu, que os ídolos estavam gravados nas paredes dos corações. Assim, tentar tirar a idolatria dos homens por outros meios fora o trabalho de Deus no coração é como tentar tirar do porco seu prazer pela imundície ou tentar tirar do leão sua natureza famigerada por sangue e carne, ou mesmo tentar tirar a cor da pele usando sabão ou qualquer componente químico. Todo horror do pecado é visto no ódio que os homens no pecado têm contra Deus e na disposição de dar crédito até mesmo num pedaço de pau. A maior parte dos livros proféticos é Deus atacando a idolatria de Israel, em face de tanta bondade de Deus. O livro de Oséias é Deus falando com Seu povo, como um marido que foi traído falando com doce amor à esposa.
        Amado leitor, o assunto é tão vasto na Bíblia que precisa de homens mais preparados do que eu, a fim de expor acerca da idolatria. Todo meu propósito é tratar do assunto de modo prático, a fim de comunicar o texto de Apocalipse 21:8, alertando que os idólatras serão atirados no lago de fogo, caso não se arrependam e se convertam a Cristo de todo coração. A meta é atrair os homens à mensagem do evangelho e promover o arrependimento e a fé em Cristo, a fim de que pecadores sejam livres da desgraça eterna que virá. Sem dúvida, satanás tudo fará para que a idolatria seja vista como algo simples e normal, até mesmo na vida dos chamados crentes. Que o Senhor nos livre disso e que em Sua compaixão Ele abra os olhos de muitos crentes, para que eles fujam dos ídolos. Quando o evangelho chegou em Tessalônica, os que ali se converteram abandonaram os ídolos, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:9)

Nenhum comentário: