sexta-feira, 17 de abril de 2020

SERVOS FIEIS (2)


                              
“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” João 12:26
SERVOS FIEIS SÃO SEGUIDORES: “Se alguém me serve, siga-me...”
        Notemos bem as palavras do Senhor aos Seus discípulos: “Se alguém me serve, siga-me...” Como a vida cristã apresentada pelo Senhor vai diametralmente oposta ao sistema evangélico curtida nestes dias. Ser discípulo hoje significa conhecer algumas verdades na mente e ser preparado para ser membro de alguma denominação. Nas palavras do Senhor ser discípulo Dele é segui-Lo. Foi esse o estilo de vida dos crentes na igreja primitiva, porque todos os que criam seguiam a Cristo na maneira de viver, por isso eles eram conhecido como os “seguidores do Nazareno”, ou denominados de “cristãos”, pois se identificavam com Cristo no viver.
        Na verdade, pelo evangelho Cristo chama pecadores a segui-Lo; o caminho do Mestre é nosso caminho; Suas leis são nossas, Seus ensinos devem ser aprendidos e Seus preceitos aplicados no viver diário. Não fomos chamados a criar nosso próprio sistema de vida cristão. Podemos perceber nos verdadeiros discípulos do Senhor o quanto eles amam e se apegam a Palavra de Deus. Eles são ovelhas e se alimentam das palavras do Senhor; eles são obedientes e ouvem a voz do Pastor que vai à frente; eles sabem bem por onde vão e têm certeza do caminho pelo qual seguem o Senhor rumo ao lar. Os crentes de Tessalônica abandonaram seus ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Não tem como burlar a vida cristã, porque o cristianismo é provado no viver. Os crentes seguem o Santo Senhor, por isso detestam o mau caminho do mundo, buscam diariamente na oração e na palavra uma real dependência de Deus no viver. Jamais os salvos vão estar onde nosso Senhor não estaria; jamais trilharão pelos caminhos ímpios deste mundo. O rebanho de Deus está junto no redil do bom Pastor, num ambiente cristão onde adoram o Senhor na realidade da verdade.
        Assim, não somos seguidores de longe. O verdadeiro cristianismo não é constituído de meros admiradores. Não estamos nas arquibancadas, mas sim na arena em pleno combate contra o mal. Cristo não dá vida eterna para os que sentem bem com o mundo e desprezam o ambiente cristão. Aliás, ter vida eterna significa ser diferente dos que não a possuem. Se alguma ovelha começa a afastar-se do caminho santo, o Senhor a busca e muitas vezes a trata com severa disciplina, por causa do Seu grande amor que corrige os santos. Percebe-se que Simão Pedro foi deixado em seu orgulho, a fim de que pudesse ver o quanto não passava de covarde e disposto a negar o Senhor. Pela graça mostrou ser um seguidor do Mestre, pois com coração contrito e cheio de sincero arrependimento voltou para a presença daquele que tanto provou perfeito amor por ele.
        Alguns creem, mas não seguem o Senhor. Já lidei com alguns assim, pois mostraram no começo grande ânimo e aparente convicção. Mas seus corações não estavam ligados ao Senhor. Eles apreciaram a doutrina e admiraram as maravilhas da graça, mas o tempo provou que na provação não tinham o Espírito Santo neles, pois olharam para o mundo, para as felicidades e promessas de uma vida terrena melhor, por isso abandonaram o reto caminho. Nos dias de Cristo muitos fizeram o mesmo, porque creram Nele, mas ficaram com medo das autoridades religiosas e não foram como o cego de nascença que confessou seguir a Cristo, mesmo que tenha custado tão caro para ele.

Nenhum comentário: